terça-feira, setembro 12, 2017

Sondagem: PS perde terreno para o PSD

O PSD sobe 0,6% no barómetro SIC/Expresso de setembro, em sentido contrário ao PS, que perde meio ponto. Mesmo assim, os partidos à esquerda recolhem 56% das intenções de voto. O PSD ganhou terreno face ao PS. No estudo de opinião da Eurosondagem para a SIC/Expresso, os socialistas recolhem 40,3% das intenções de voto — uma quebra de 0,5% face ao mês de agosto. O PSD aproveita a descida e consegue ganhar terreno: uma subida de 0,6% que, ainda assim, deixa os dois principais partidos a uma distância de 11,6 pontos percentuais. Os sociais-democratas contrariam a tendência dos últimos cinco meses e conseguem, agora, uma subida nas intenções de voto manifestadas pelos eleitores consultados no estudo de opinião. Além do PSD, só o PAN sobe, obtendo 1,5% das intenções de voto, quase meio ponto (0,4%) face ao mês anterior.

O CDS perde força e, à esquerda, quem não cai, mantém a perspetiva de voto de agosto. Com a queda nas intenções de voto da CDU (para os 7,3%) e a manutenção do 8,4% de intenções de voto que o Bloco de Esquerda já tinha conseguido há um mês, os partidos que apoiam o Governo no parlamento perdem terreno para a direita. É um resultado potencial de 56% de PS, BE e CDU que, ainda assim, contrasta com os 35,5% de PSD e CDS.
O estudo de opinião foi realizado entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro. Foi consultada a população com mais de 18 anos, residente em Portugal continental e com telefone da rede fixa. Foram realizadas 1196 tentativas de entrevistas, das quais 189 (15,8%) não aceitaram participar no estudo (Expresso)

Sem comentários: