sexta-feira, setembro 22, 2017

Sondagem Aximage: Maioria acredita que o PS vai ganhar mais câmaras

Nas autárquicas de Setembro de 2013 o PS conquistou 150 câmaras. Agora, 59% dos inquiridos de uma sondagem da Aximage para o Negócios e o CM acredita que os socialistas irão superar esta fasquia nas eleições de 1 de Outubro. O PS vai conquistar mais câmaras nas eleições autárquicas de 1 de Outubro por comparação com o resultado obtido há quatro anos. Esta é a convicção de 59% dos inquiridos que responderam à sondagem da Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã.
A 29 de Setembro de 2013, os socialistas ganharam 150 das 308 câmaras municipais. Agora, segundo a maioria dos inquiridos, irá reforçar o seu peso autárquico. Segundo esta sondagem, apenas 18,6% acredita que o PS irá obter menos câmaras, enquanto 10,9% é da opinião que manterá o mesmo número de autarquias.
Analisando esta sondagem pela intenção de voto legislativo dos inquiridos em 2017, conclui-se que 71,2% dos que preferiram o PS acham que o partido liderado vai ganhar mais câmaras. Curiosamente, tanto nos eleitores que potencialmente votam no Bloco de Esquerda e PCP nas legislativas, é onde se encontram mais inquiridos convencidos de que os socialistas vão aumentar o seu poder autárquico, 75,7% e 72,8%, respectivamente.
À direita estão os que são da opinião que o partido liderado por António Costa vai conquistar menos câmaras. É essa a perspectiva de 32,7% dos que revelaram uma intenção de voto legislativo no PSD e de 24,2% dos que apoiam o CDS/PP (Negócios)

Sem comentários: