terça-feira, setembro 12, 2017

Madeira: novo ferry para o continente vai pagar um décimo das taxas

A Administração dos Portos da Madeira (APRAM) alterou o regulamento tarifário praticado nos portos do Funchal para as diversas operações de movimentação de veículos, com recurso à rampa rol-on rol-off. A ideia é tornar os portos mais atrativos para  os operadores e assegurar maior competitividade da linha ferry, o que parece estar a surtir efeito, já que em apenas um dia – congratulou-se recendente Eduardo Jesus, secretário da Economia, Turismo e Cultura –  o número de entidades que adquiram o caderno de encargos da ligação marítima entre a Madeira e o continente duplicou. Os últimos dados da tutela indicavam sete operadores interessados no ferry.

Em causa reduções, nas referidas taxas, que correspondem, nalguns casos, a cerca de 10 vezes menos, comparativamente ao tarifário praticado aquando da existência do navio da companhia espanhola Naviera Armas.
Com a alteração do artigo 18º do regulamento tarifário da APRAM, a redução da taxa aplicada aos veículos automóveis pesados de passageiros passa de 90 para euros. Já os automóveis ligeiros passam a beneficiar de uma redução de 47,5 euros, com uma taxa de 2,5 euros.
Para além destas novidades,  no que concerne às tarifas de trafego de passageiros, o embarque e desembarque de passageiros vai passar a ser isento, tal como a tarifa que era cobrada aos passageiros em trânsito.
Recorde-se que estas taxas oscilavam entre 1 a 2 euros e meio, por passageiro.
Quem optar levar consigo o automóvel vai  pagar cinco vezes menos por trajeto do que no tempo do Armas. No caso das motos, o preço passa para metade comparativamente ao praticado anteriormente na ligação marítima entre a Madeira e o Continente, passando dos 75 para os 35 euros por percurso.
A intenção do Governo Regional é que a operação esteja em funcionamento ainda durante o primeiro semestre de 2018 (texto dos jornalistas Patrícia Gaspar e Manuel Rifer, Economico Madeira)

Sem comentários: