sexta-feira, julho 21, 2017

Novidades na corrida eleitoral funchalense...

Acabei de ler a imprensa regional para hoje e retive três notas importantes sobre as eleições no Funchal:

1 - Rubina Leal abandona o Governo Regional - provavelmente assumirá o lugar de deputada até final do processo eleitoral tal como outros candidatos à CMF lá estão - o que lhe permite estar mais em cima da sua campanha, estar mais no terreno, começar a ir a todas as freguesias, ouvir as pessoas, enfim, iniciando uma pré-campanha e campanha que quem está na oposição tem que fazer. Portanto, decisão positiva. Resta saber se Cafofo vai também saber criar a diferença entre o presidente da Câmara e o candidato, se vai distanciar-se mais de uma função para privilegiar outra ou se vai confundir tudo, acabando por legitimar quaisquer críticas que a partir deste momento lhe possam ser feitas.
2 - A sondagem do DN, apesar do espalhafato feito no digital, mostra contudo que a tal maioria absoluta está pelas peles, ou seja, nada garante que Cafofo não voltará a precisar de entendimentos com outros partidos para que, caso seja ele a ganhar as eleições, governe a cidade. Contudo, como a campanha verdadeiramente dita ainda está para começar, tudo indica que a distância entre Cafofo e Rubina possa ser reduzida e que ambos olhem com mais atenção para este processo que é essencialmente político.
3 - Finalmente importante que Rubina, através do JM, tenha começado a divulgar nomes, os primeiros nomes, envolvidos na sua equipa de 11 pessoas, efectivos, e mais 11 suplentes. O que as pessoas querem saber é isso mesmo, quem são as caras que se forem eleitas, zelarão pela cidade e pela sua população. Portanto, um aspecto positivo o aparecimento dos primeiros nomes, e que isso tenha sido,  finalmente, assumido por quem de direito. Tardar mais com isto poderia ser trágico eleitoralmente (LFM)

Sem comentários: