segunda-feira, junho 26, 2017

Canárias: PP entra no governo assumindo a vice-presidência

O líder canariano do PP, Asier Antona liderou as negociações com o presidente nacionalista, Fernando Clavijo que devem culminar com um acordo para um novo governo de coligação naquele arquipelago depois do fim do acordo entre o PSOE e a CC. O nacionalista Fernando Clavijo continuará a liderar o executivo de Canárias e o popular Asier Antona assume a vice-presidência. As negociações permitirão ao líder nacionalista o apoio parlamentar necessário depois de ter fracassado o governo com PSOE que caiu em dezembro.
O acordo entre PP a Coligação Canária garante o apoio dos nacionalistas ao executivo de Mariano Rajoy no Congresso, através do único deputado, Ana Oramas. O acordo termina com as negociações sobre a divisão das diferentes secretarias regionais entre os dois partidos. Clavijo quer entregar aos populares apenas três secretarias e não as quatro que tinha o PSOE até final do ano passado. A Coligação Canaria sustenta que os socialistas tinham 15 lugares no parlamento, mais três do que o PP.
Saber-se que o PP reclamou nas negociações ficar com áreas importantes como o Turismo e Cultura e Economia e Indústria. Outros dois pelouros reclamados pelo PP serão Assuntos Sociais e Obras Públicas.
Recorda-se que as eleições de 2015 foram ganhas pela CC com 18 mandatos, 18,2% menos votos que o PSOE, segundo com 15 deputados mas com 19,9% dos votos e do PP com 12 deputados e 18,6%, situação que decorre do facto dos deputados serem eleitos por ilhas
Este será o quarto acordo assinado entre a Coligação Canária e o PP. Antes, durante o mandato de Aznar a CC chefiou os governos regionais com Román Rodríguez (1999) , Adán Martín (2003) e Paulino Rivero (2009). Curioso que o Grupo Socialista Gomera, divorciado há anos, o PSOE, e agora empresta seu apoio externo para executivo Clavijo em troca de investimentos locais (LFM)

Sem comentários: