terça-feira, novembro 24, 2015

Os novos ministros do Governo de António Costa

Adalberto Campos Fernandes, ex-administrador do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai ser o próximo ministro da Saúde, confirmou o próprio à agência Lusa. Francisca Van Dunem será a nova ministra da Justiça, apurou a TVI. A TVI tinha avançado, a 13 de novembro, que o médico especialista e mestre em saúde pública tinha sido o escolhido por António Costa para a pasta. A propósito do novo Governo liderado por António Costa, Adalberto Campos Fernandes disse à Lusa que foi convidado para ocupar a pasta da Saúde e que está disponível para assumir estas funções. O médico de formação, que se destacou na presidência do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (hospitais de Santa Maria e Pulido Valente), era apontado há muito como possível escolha de António Costa para a Saúde. 
Nascido em Lisboa a 25 de setembro de 1958, Adalberto Campos Fernandes é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, da Universidade Clássica de Lisboa. 
Após a administração do CHLN, Adalberto Campos Fernandes passou pela gestão do Hospital de Cascais (Parceria Público Privada) e presidiu à comissão executiva do SAMS (Prestação Integrada de Cuidados de Saúde). 
Francisca Van Dunem, a nova ministra da Justiça, nasceu em Angola em 1955. Aos 18 anos veio para Portugal estudar Direito, onde se licenciou em 1977. Pelo meio, ainda voltou a Angola, onde lutou pela independência. Em 2001, assumiu a procuradoria de Lisboa. Antes já tinha sido magistrada do Ministério Público nas comarcas de Lisboa e de Loures.   A 12 de novembro, a TVI tinha avançado também outros quatro nomes do elenco governativo de António Costa. Assim, de acordo com o que a TVI apurou, Mário Centeno, coordenador económico do PS, deverá ser o ministro das Finanças, Manuel Caldeira Cabral vai ficar com o ministério da Economia e Maria Manuel Leitão Marques volta à política como ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.  Em entrevista á RTP, Mário Centeno já confirmou a disponibilidade para ser ministro das Finanças. Vieira da Silva também deverá voltar à pasta que já ocupou, a da Segurança Social.  Ao todo o Governo de António Costa devera ter 16 Ministérios, um ministro-adjunto e três secretários de Estado. João Soares também é apontado como novo ministro do Governo PS.  
Eis o novo Governo de António Costa:
Primeiro-ministroAntónio Costa
Ministro da SaúdeAdalberto Campos Fernandes
Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem
Ministro-adjunto do Primeiro-ministro, Eduardo Cabrita
Ministro das Finanças, Mário Centeno ​
Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral
Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques
Ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva
Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques
Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues
Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva
Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa
Ministro da Defesa, Azeredo Lopes
Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
Ministro do Ambiente ,João Pedro Matos Fernandes
Ministro da Agricultura, Capoulas Santos
Ministra do Mar Ana Paula Vitorino
Ministro da Cultura, João Soares
Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva
Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos
Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (TVI24)

Sem comentários: