sexta-feira, outubro 30, 2015

Mania de escrever: uma estranha aposta de uma companhia aérea que nunca efectuou voos regulares para nenhum lado

Quando Miguel Albuquerque anunciou esta semana - confirmado notícias que já corriam há semanas, aliás dei conta disso neste blog - a entrada de mais uma companhia aérea nas ligações regulares entre a Madeira e o Continente, a principal surpresa teve a ver com a própria empresa, já que não acredito que um único madeirense possa dizer que alguma vez tenha ouvido falar dela, o que justifica a procura de informações disponíveis para tentar perceber mais um pouco sobre uma empresa que efectua uma estranha aposta no mercado da Madeira apesar de nunca ter efectuado voos regulares. Aparentemente a Everjets não tem a dimensão que se julga adequada, não tem frota nem pessoal especializado (tripulações) para efectuar tais ligações.
Quanto a este primeiro enigma foi-me esclarecido que a empresa vai começar a sua actividade a 15 de Novembro, optando pelo aluguer de aviões, provavelmente 2 aparelhos numa fase inicial, que ficarão sediados no Funchal - a empresa já tem os respectivos slots (basicamente trata-se de lugares comparados pelas companhias aéreas nos aeroportos onde pretendem operar para poderem parquear para o embarque e desembarque de passageiros. Para que as pessoas possam saber do que falamos há dois anos foi noticiado que a British Airways tinha chegado a um acordo com a BMI-British Midland para lhe comprar 51 "slots" no Aeroporto londrino de Heathrow pelo valor de 45 milhões de euros) para efectuar duas ligações entre a Madeira e Lisboa e uma ligação diária entre o Funchal e o Porto.
Estranho que uma empresa, com sede o Porto, por exemplo nunca tenha manifestado interesse em efectuar ligações no espaço continental entre o Porto e Lisboa, tal como não se percebe que nunca tenha apostado no mercado dos Açores, depois do recente processo de liberalização da linha. Temo, embora não se deva confundir as duas coisas, que este recurso a uma empresa nacional de pequena dimensão - que vou retratar de imediato - possa significar que a SATA terá desistido de efectuar ligações entre a Madeira e o Continente - hipótese que foi aventada no Verão passado - e que provavelmente a Ryanair - cuja presença na Região interessaria muito à Madeira e ao turismo - vai continuar de fora, pelo menos enquanto não for resolvida a questão do aeroporto do Montijo.
Responsáveis da Everjets no Funchal
Com algum secretismo fiquei a saber também que esta semana responsáveis pela empresa estiveram no Funchal em diversas reuniões de trabalho, terão estado com Eduardo Jesus, com a direcção do Aeroporto do Funchal e provavelmente terão mantido um encontro com Miguel Albuquerque.
Que empresa é esta que quase nem frota tem?
De acordo com o site institucional, a  Everjets é apresentada como uma empresa de aviação privada, que "investe num serviço dedicado que oferece uma experiência única e enriquecedora em cada viagem. A Everjets centra os seus serviços num grupo considerável de clientes que deseja especificamente produtos excelentes e de elevada qualidade e serviços superiores de valor reconhecido, o que está claramente em sintonia com os nossos objectivos, tendo em conta as características únicas do negócio da aviação executiva". Ou seja estamos a falar de uma empresa prestadora de serviços de aluguer de equipamento e não propriamente, como era suposto, uma empresa prestadora de serviço aéreo regular.
A empresa, segundo o site, tem um pequeno aparelho de transporte de passageiros, o Phenom 300, bem como um helicópetro Eurocopter SA 365/AS365 DAUPHIN, Desenvolvido a partir da variante monomotor do Aérospatiale e considerado uma das criações da Eurocopter de maior sucesso, utilizado como transporte empresarial, helicóptero de emergência médica e helicóptero de busca e salvamento.
A Everjets opera a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e diz o site da empresa: "Ao escolher a Everjets, pode guardar a sua aeronave no hangar, usufruir dos nossos serviços - tudo concebido para o seu conforto, tranquilidade e privacidade"!
Sublinha a Everjets que "planeamos viagens adequadas às suas necessidades. Possuímos a última geração de aeronaves, mas se pretender uma aeronave diferente, colocaremos essa opção à sua disposição com a ajuda dos nossos parceiros. A Everjets tem acordos com as melhores operadoras internacionais, o que nos permite aumentar a nossa oferta. Seleccione um destino e a Everjets tornará a sua viagem possível. Para tal, é suficiente indicar-nos o seu destino e oferecemos as soluções mais eficientes. Oferecemos ainda um leque de serviços para o seu conforto, tais como handling, um lounge exclusivo, assistência personalizada internacional e serviços VIP e de conveniência". Sobre os serviços técnicos e de manutenção - área cada vez mais importante no negócio da aviação comercial - a Everjets garante que "oferecemos um serviço de elevada qualidade com a máxima atenção ao mais pequeno pormenor. Cumprimos o programa de manutenção "CAMO" e estamos a trabalhar no sentido de obter a certificação "PART 145".
Sede
Com 3500 m², o hangar da empresa no Porto, segundo ela, "oferece as melhores condições para trabalhos de manutenção rápidos e de elevada qualidade. Os elevados padrões do equipamento de terra e ferramentas especiais, assim como a reparação de componentes internos e a revisão nas nossas oficinas de cabinas e bateria de auditoria permitem-nos prestar um serviço ao mais alto nível. Estão disponíveis a qualquer hora mais de 20 engenheiros, mecânicos e técnicos com experiência, que garantem um serviço de primeira classe e fiabilidade absoluta na manutenção de aeronaves. Disponibilizamos também o espaço e as ferramentas a outras empresas para intervenções técnicas nos seus aparelhos/aeronaves"
Ligada ao combate a incêndios florestais
Em Dezembro de 2013 foi noticiado que a Everjets estava a construir um hangar e um edifício administrativo (nova sede) no centro logístico de carga aérea (CLCA), tudo com uma área de 4.200m2 e com um custo de cerca de 4 milhões de euros. Nesse ano foi noticiado por Pedro Silva, presidente do Conselho de Administração da Everjets e líder do Grupo Ricon que a Everjets, empresa que ganhou o concurso público de fornecimento ao Estado de 25 helicópteros ligeiros de combate aos fogos florestais que esse novo hangar pode receber aeronaves de grande porte para trabalhos de manutenção, sendo uma infra-estrutura que não existia no Aeroporto Sá Carneiro nem em nenhum outro ponto do País para além de Lisboa. "Estas características não só dotam o maior aeroporto do Norte do País de uma infra-estrutura muito importante para o seu desenvolvimento, como permitem à Everjets ampliar o seu portefólio de serviços, uma vez que poderá ceder o seu hangar para operações de manutenção a grandes aviões, que até agora tinham de ser executadas em Lisboa ou fora do país", refere uma notícia publicada num jornal da especialidade. A Everjets vangloria-se com o facto de concentrar e desenvolver toda a sua operação a partir do Aeroporto Sá Carneiro, sendo a única empresa de aviação executiva sediada no Porto e a operar a partir da capital do Norte do País.
Recordo que em 2013 - ano decisivo para a empresa -  foi lançado pela Empresa de Meios Aéreos (EMA) um concurso de aluguer de meios aéreos ao Estado, 25 helicópteros ligeiros por um prazo de cinco anos, tendo a Everjets, uma empresa de Vila Nova de Famalicão, sido a escolhida, porque apresentou um preço mais baixo do que o outro candidato, o consórcio liderado pela Heliportugal. O Estado pagará quase 40 milhões de euros pelo aluguer dos 25 helicópteros nos próximos cinco anos, menos 1,38 milhões de euros do que o preço apresentado pelo outro concorrente. As primeiras aeronaves para as missões de combate a fogos, chegaram em 15 de Maio de 2013.  A Everjets é uma empresa criada em 2011 pelo Grupo Ricon e que conta actualmente com uma frota, como referi, constituída por 1 Embraer Phenon 300 e de 1 helicóptero Aerospatiale SA-365N-2 Dauphin 2. Para além da aviação executiva e da prestação de meios aéreos para combate a incêndios florestais, a companhia abriu uma escola de pilotagem e dinamizou o serviço de manutenção de aeronaves a terceiros (tamanho até Boeing 737 e Airbus 319 e 320).
A empresa portuguesa Everjets, com sede no Aeroporto Internacional do Porto, no Norte do País é responsável pela operação e manutenção dos helicópteros pesados ‘Kamov’ do Estado Português, nos próximos quatro anos, ao vencer o concurso público de valor superior a 46 milhões de euros.
Pilotos ex-TAP e aviões alugados
Tal como referi, foi-me garantido que a Everjets vai contratar pilotos que desempenharam funções na TAP e saíram desta empresa, estando em curso concursos para a contratação de copilotos e assistentes de bordo. A empresa deverá alugar até final deste ano 1 ou 2 aviões Airbus 320. podendo depois de Janeiro optar por uma outra solução. Os pilotos, como é sabido precisam de ter um determinado número mínimo de voos de voo e um determinado número de aterragens e descolagens no  Aeroporto do Funchal dadas as especificidades desta estrutura aérea.
Grupo elitista?
O grupo Ricon, aparentemente elitista, tem outros interesses, por exemplo na Indústria da Moda (distribuição e produção), no comércio de Automóveis - além do grupo Porsche em Braga e no Porto, centra a sua actividade em torno de marcas de luxo, Porsche, Rolls e Mclaren - na imobiliária, sobretudo como intermediário e na aviação geral, até hoje graças à Everjets. A nova companhia aérea pretende dedicar-se ao transporte de passageiros, designadamente operações charter, estando vocacionada para o médio e longo cursos. A empresa terá sede na ilha da Madeira, podendo ter pré-negociado vários contratos de fretamento com operadores turísticos portugueses, nomeadamente a Solférias. Diz o site noticioso NewsAvia que a Everjets Aviação Executiva, S. A. é uma companhia aérea com sede em Portugal e que se dedica ao fretamento de helicópteros para trabalho aéreo e transporte de passageiros e de aviões executivos. Pelos vistos até surgir este apetite pela Madeira...(LFM)

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