"Modernização
da linha ferroviária de Sintra - Secção Barcarena-Cacém": no valor de 32
778 021 de euros do Fundo de Coesão (38 562 378 de euros, incluindo o
cofinanciamento nacional), este projeto compreende a quadruplicação da via num
troço de 4,5 km, a melhoria das estações ferroviárias de Barcarena e Cacém e a
supressão de todas as passagens de nível para peões e rodoviárias ao longo da
referida secção. O projeto melhora a segurança e a capacidade da linha a
utilizar para a ligação a Caldas da Rainha, logo que esta esteja eletrificada.
Linha ferroviária
do Norte - modernização da secção Ovar/Gaia (fase 1)»: no valor de 6 011 654 de
euros do Fundo de Coesão (7 072 535 de euros, incluindo o cofinanciamento
nacional), este projeto inclui-se nas grandes obras de modernização da linha
ferroviária do Norte e cobre uma distância de 36 km. Corresponde à primeira
fase de modernização desta secção, a qual faz parte da rede principal das redes
transeuropeias de transportes (RTE-T). O objetivo do projeto consiste em
eliminar os pontos de estrangulamento, a fim de permitir o funcionamento eficaz
da linha ferroviária do Norte. Tem por objetivo melhorar a qualidade de serviço
e a segurança com a redução das passagens de nível e a instalação de sistemas
eletrónicos de sinalização, telecomunicações e sistemas de controlo de
velocidade, em conformidade com os requisitos das redes transeuropeias de
transportes. A segunda fase será cofinanciada pelo Fundo de Coesão no período
de programação de 2014-2020.
Linha ferroviária
do Norte - modernização da secção Alfarelos/Pampilhosa (fase 1)»: no valor de
22 842 283 de euros do Fundo de Coesão (26 873 275 de euros, incluindo o
cofinanciamento nacional), este projeto abrange 40,22 km e inclui a remodelação
das estações ferroviárias e a remoção de todas as passagens de nível para peões
e rodoviárias na referida secção. A segunda fase (trabalhos de eletrificação)
será cofinanciada pelo Fundo de Coesão no período de programação 2014-2020.
"Extensão da
Linha Azul do Metro de Lisboa até à Reboleira": No valor de 42 529 655 de
euros do Fundo de Coesão (50 034 889 de euros, incluindo o cofinanciamento
nacional), este projeto consiste na extensão da Linha Azul do Metro de Lisboa,
entre as estações da Amadora-Este e a estação intermodal da Reboleira, e inclui
a construção de cerca de 0,6 km de galeria do túnel e a construção de uma
estação do metropolitano na Reboleira (estação terminal). O objetivo é criar
uma estação intermodal na Reboleira com ligação à linha de caminho-de-ferro
(Lisboa-Sintra), à linha Azul do metropolitano e ao sistema de transportes
públicos por autocarro. A população servida pelo prolongamento da linha de
Metro aumentará em 10 798 pessoas e o projeto ajudará a reduzir as emissões
médias de CO2 em 3 005 toneladas de equivalente CO2 por ano.
"Túnel da
autoestrada do Marão": no valor de 89 871 154 de euros do Fundo de Coesão
(105 730 770 de euros, incluindo o cofinanciamento nacional), este projeto diz
respeito à autoestrada A4 entre Amarante e Vila Real; o objetivo é completar a
autoestrada entre o Porto e Bragança, reforçando a ligação à fronteira
espanhola em Quintanilha e a Zamora Tordesillas-Valladolid. Esta ligação
rodoviária faz parte das Redes Transeuropeias de Transportes.
"Centro
Materno-Infantil na região Norte": no valor de 30 081 438 de euros do
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (35 389 928 de euros, incluindo o
cofinanciamento nacional), este projeto consiste na construção do Centro
Materno-Infantil do Norte (CMIN), envolvendo a construção de um novo edifício,
a reconstrução do edifício existente da maternidade Júlio Dinis, incluindo
lugares de estacionamento.
"Infraestrutura
hidráulica de São Pedro-Baleizão-Quintos": no valor de 38 843 974 de euros
do Fundo de Coesão (EUR 45 698 794 de euros, incluindo o cofinanciamento
nacional), este projeto pertence à rede principal do projeto de Empreendimento
de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA). Permitirá a conclusão da rede primária do
«EFMA», que garante o abastecimento de água potável ao município de Beja e
outros fins.
"Sistema de
abastecimento de água Brinches-Enxoé": no valor de 33 844 797 de euros do
Fundo de Coesão (EUR 39 817 409 de euros, incluindo cofinanciamento nacional),
o sistema de abastecimento de água Brinches-Enxoé faz parte do subsistema de
Ardila, um dos três subsistemas do projeto de Empreendimento de Fins Múltiplos
do Alqueva (EFMA). O objetivo consiste em transportar a água armazenada no
reservatório de Brinches para os reservatórios de Serpa, Laje e Enxoé, na
continuação da execução da rede primária do subsistema de Ardila. Esta
infraestrutura irá assegurar o abastecimento de água aos concelhos de Serpa,
Moura e Vidigueira, beneficiando uma população de cerca de 38 064 habitantes.
"Infraestrutura
hidráulica de Pedrógão - lado direito": no valor de 31 458 157 de euros do
Fundo de Coesão (EUR 37 009 597 de euros, incluindo o cofinanciamento
nacional), este projeto pertence às redes primárias do Empreendimento de Fins
Múltiplos de Alqueva e faz parte do subsistema de Pedrógão. Irá garantir o
abastecimento de água potável ao município de Beja, bem como o abastecimento de
água para irrigação numa área de 5 083 hectares. O fluxo de água necessário é
assegurado pelo reservatório de São Pedro, que será abastecido com água do
reservatório de Pedrógão.
"Intervenção
nos pontos terminais dos principais cursos do Funchal": no valor de 65 854
695 de euros do Fundo de Coesão (EUR 77 476 112 de euros, incluindo o
cofinanciamento nacional), o projeto diz respeito a intervenções estruturais
para melhorar o funcionamento hidráulico dos principais cursos do Funchal. Tem
por finalidade a correção das vulnerabilidades e a prevenção dos riscos de
inundação e dos depósitos aluviais em zonas críticas, uma alta prioridade na
região da Madeira desde as tempestades de 2010.
"Regularização
do curso de Ribeira Brava": no valor de 66 760 502 de euros do Fundo de
Coesão (EUR 78 541 767 de euros, incluindo o cofinanciamento nacional), o
projeto diz respeito a intervenções estruturais para melhorar o funcionamento
hidráulico dos principais cursos de Ribeira Brava. O projeto tem por finalidade
a correção das vulnerabilidades e a prevenção dos riscos de inundação e dos
depósitos aluviais em zonas críticas, uma alta prioridade na região da Madeira
desde as tempestades de 2010 (fonte: Economico)
Sem comentários:
Enviar um comentário