segunda-feira, agosto 17, 2015

Aviso aos futuros estudantes universitários e famílias da Madeira: O flagelo (ou a roubalheira?!) das vagens aéreas já em Setembro

É bom que as famílias madeirenses cujos filhos concorreram à universidade devem preparar-se para uma roubalheira vergonhosa e descarada - o costume! - da TAP. Desconfio que a companhia agora privatizada estabelece de propósito estes preços de viagens porque sabe que sendo conhecidos as 7 de Setembro os resultados das colocações dos jovens universitários é inevitável que muitas famílias da Madeira tenham que deslocar alguns dos seus membros (pai, mãe ou ambos) para acompanhar o cumprimento de todas as formalidades que um estudante colocado em Universidades continentais tem que cumprir imediatamente (julgo que há um prazo para formalizar matrícula e escolher onde fica). O problema é que ninguém consegue marcar antecipadamente viagem porque ninguém sabe em que Universidade o candidato ficará colocado.  Acresce a isso o facto de ninguém saber também quando estará em vigor o novo regulamento de aplicação do novo subsídio de mobilidade às deslocações aéreas já que são estabelecidos valores máximos para residentes, estudantes e doentes obrigados a deslocar-se para fora da RAM em tratamentos.
Como exemplo refiro que uma busca efectuada hoje nos sites da TAP e da Easyjet e para uma viagem projectada de 8 de Setembro a 15 de Setembro (os resultados das candidaturas são divulgados a 7 de Setembro) e os resultados obtidos foram estes (preços para viagem completa, ida e volta, e por passageiro):

Funchal - Lisboa 3 Setembro
Lisboa - Funchal, 11 de Setembro
TAP: 380,91 euros euros
Easyjet: 213,98 euros
***
Funchal - Lisboa, 8 Setembro
Lisboa Funchal, 15 Setembro
TAP: 357,91 euros euros
Easyjet: 203,98 euros
Um aviso: estes preços agravam-se no espaço de horas a uma média de 5 a 6 euros!!!!

Sem comentários: