domingo, julho 26, 2015

Mania de escrever (IV): Porque não vou ao Chão da Lagoa

Já várias vezes escrevi que apoio incondicionalmente Miguel Albuquerque enquanto líder do PSD da Madeira. Porque somos amigos há muitos anos, porque sempre nos demos bem, porque não temos razões de queixa um do outro, porque ele é o líder do meu partido, eleito democraticamente e com toda a legitimidade chegou a presidente do Governo regional depois das eleições de Março deste ano.
Comigo não contam para qualquer estratégia apostada numa espécie de "terra queimada" destinada a penalizar o PSD, o meu partido há mais de 40 anos. Estou, reafirmo-o, disponível para o que Miguel Albuquerque entenda solicitar-me – caso queira - porque considero que todos temos que colaborar entre nós, temos que apoiar a liderança do nosso partido, temos que pugnar pela unidade e não fomentar a intriga palaciana e a desunião. As "diretas" fazem parte do passado partidário. Neste momento já não importam para nada nem a ninguém. Os ajustes de contas na política têm sempre efeitos negativos, regra geral penosos para quem escolhe esse caminho.
Sucede contudo que domingo não vou ao Chão da Lagoa. Porque Passos vai estar presente.
Confesso – e faço esta declaração de interesses preliminar - que não gosto de Passos Coelho, nunca gostei dele, do seu estilo idiota, do pedantismo, da conclusão, que construi, bem ou mal, nestes últimos anos, de que ele está ao serviço de causas políticas e de um certo liberalismo economicista, que privilegia o lucro, a economia, o primado da finança, e com ela a especulação, a corrupção, a manipulação, etc, em detrimento da pessoa, dos problemas sociais, das famílias, dos jovens, dos milhares de homens e mulheres desempregados ou obrigados a emigrar, dos idosos reformados e pensionistas vítimas de roubalheira descarada, dos funcionários públicos perseguidos durante anos, todos os dias.
Eu não tolero que uma qualquer besta na política, seja ela quem for, obrigue os cidadãos a pagar os encargos associados a 12 mil milhões de euros emprestados a Portugal, mas que se destinaram exclusivamente aos banqueiros e à banca. Se esse dinheiro é para a banca então devia ser o sistema financeiro e bancário a suportar o ónus desse empréstimo. Não os portugueses, vítimas de uma roubalheira imposta por Passos Coelho e pelo CDS para pagarem por verbas incluídas no empréstimo da “troika” mas consignado a resolver problemas som um sistema bancário nacional que agora começa a mostrar a sua podridão.
Eu não tolero que Passos e Portas andem a roubar reformados, pensionistas, funcionários públicos, cidadãos de uma maneira geral poupando alguns milhares de euros ao orçamento de estado, mas canalizando para os bancos milhares de milhões de euros para tapar buracos de gestão e corrupções. Não tolero que o estado espatife, mesmo que depois cobre juros por isso, mais de 12 mil milhões de euros na banca mas insista em perseguir reformados, pensionistas, sectores sociais mais vulneráveis, funcionários públicos, etc.
Enquanto Miguel Albuquerque é o líder do meu partido, e com ele estarei sempre disponível para colaborar enquanto entender ser líder, Passos Coelho a mim não me diz nada. Pelo contrário, prova-me asco. Cada vez que olho para ele sinto-me mais distante de um PSD nacional que está hoje completamente desfeito, que deixou de ter valores, referências, princípios, uma ideologia definida, etc. O PSD nacional hoje está refém de uma corja de iluminados, contratados para um determinado desiderato e que tem muita coisa negra para contar. Há muitas histórias repugnantes para serem um dia contadas sobre a chegada de Passos à liderança do PSD, sobre o papel de algumas sociedades secretas no ajuste de contas com Sócrates e o PS (em 2011), sobre o processo de derrube do governo de Sócrates, a imposição do pedido de ajuda externa, sobre as negociações com a troika envolvendo sempre este PSD, o célebre episódio da exigência de Marco António Costa (hoje investigado pela justiça por suspeita de corrupção e tráfico de influências) e o papel de Ângelo Correia, uma personagem enigmática, complexa, polémica que albergou durante anos Passos numa teia de empresas esquisitas muitas delas, um Ângelo Correia em torno do qual são grandes as dúvidas e os mistérios sobre as suas ligações fora da política, concretamente a grupelhos secretos - que conspurcam a sociedade portuguesa e manipulam todo o processo de decisão, a começar pelo assalto ao poder.
Não vou ao Chão da Lagoa por isso mesmo, pela arrogância de Passos, pelo seu autoconvencimento, pela teimosia, pela mania que é um “salvador da pátria”, pela teimosia, pela forma colmo privilegia os problemas económicos, financeiros, bancários em detrimento dos problemas sociais.
Não vou ao Chão da Lagoa porque não alinho com hipocrisias, mesmo que aceite que outros haverá com maior capacidade de engolir elefantes que eu. Outros há que por continuarem a terem ambições políticas envergonhadas, precisam de aparecer para serem vistos e para que as pessoas se lembrem deles, que existem.
Eu não alinho nesse combóio.
Não critico os companheiros do PSD que lá estarão. Mas não abdico de exigir que a minha opinião seja respeitada. Não vou, ponto final. Não frequento locais onde Passos Coelho por lá ande.

Alguma coisa tinha que ser feita neste país falido ou em pré-falência, aceito e nem discuto. Passos Coelho e Portas não foram os culpados diretos pelo que aconteceu ao pais em 2011. Nem sequer discuto isso. O que questiono não é a ideia, aceite por todos os portugueses, de que alguma coisa tinha que ser feita. O que questiono e estou contra é a metodologia adotada por Passos e restante pandilha, porque esta corja de bandalhos reclama vitórias que estão longe de o ser, já que foram viabilizadas graças a uma roubalheira descarada expressa numa carga fiscal vergonhosa.

Sem comentários: