sábado, janeiro 31, 2015

NOS lidera investimento publicitário


Os dados da MediaMonitor colocam a NOS Comunicações no topo da tabela dos maiores anunciantes de Dezembro. De acordo com os dados da MediaMonitor, a NOS Comunicações subiu em Dezembro à liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, responsável por um share of voice de 4.2% face ao total do mercado publicitário de Tv, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet e de 10.4% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Dezembro de 2014 não está ainda concluído para todos os meio (ver nota da situação referente ao mês de Dezembro).
A L'Oréal Portugal subiu à segunda posição, responsável por 3.8% do investimento publicitário total e por 9.4% do colocado pelos 20 maiores anunciantes do mês.
A Portugal Telecom subiu à terceira posição, com um share of voice de 3.6% face ao total do mercado publicitário e de 8.8% face ao total dos 20 mais. Em conjunto, os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por 40.6% do bolo publicitário mensal, em preços de tabela. Os três maiores anunciantes colocaram 11.6% do investimento total. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 7 da grande distribuição, 5 do grande consumo, 3 das telecomunicações e 5 de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 87.5% dos seus budgets. À Internet dedicaram 5.3% dos montantes, à imprensa 3.0%, ao outdoor 2.3%, à rádio destinaram 1.4% e ao cinema 0.4%. Relativamente a Novembro, a Companhia Portuguesa de Hipermercados foi, entre os maiores anunciantes, o que esteve em evidência, pois multiplicou por 16 os valores anteriores, ocupando em Dezembro a 18ª posição, responsável por um share of voice de 1.1%. Entre Janeiro e Dezembro, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 73.5%. A imprensa captou 9.6% dos montantes totais, a Internet 7.6%, cabendo 9.4% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor. Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 31 de Dezembro de 2014 (fonte: Marktest.com, Janeiro de 2015)