Os dados da
MediaMonitor colocam a NOS Comunicações no topo da tabela dos maiores
anunciantes de Dezembro. De acordo com os dados da MediaMonitor, a NOS
Comunicações subiu em Dezembro à liderança da tabela dos maiores investidores
em publicidade, responsável por um share of voice de 4.2% face ao total do
mercado publicitário de Tv, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet e de
10.4% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. É de salientar
que o período de recolha da informação relativa a Dezembro de 2014 não está
ainda concluído para todos os meio (ver nota da situação referente ao mês de
Dezembro).
A L'Oréal Portugal
subiu à segunda posição, responsável por 3.8% do investimento publicitário total
e por 9.4% do colocado pelos 20 maiores anunciantes do mês.
A Portugal Telecom
subiu à terceira posição, com um share of voice de 3.6% face ao total do
mercado publicitário e de 8.8% face ao total dos 20 mais. Em conjunto, os 20
maiores anunciantes foram responsáveis por 40.6% do bolo publicitário mensal,
em preços de tabela. Os três maiores anunciantes colocaram 11.6% do
investimento total. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos
7 da grande distribuição, 5 do grande consumo, 3 das telecomunicações e 5 de
outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a
televisão - para onde canalizaram 87.5% dos seus budgets. À Internet dedicaram
5.3% dos montantes, à imprensa 3.0%, ao outdoor 2.3%, à rádio destinaram 1.4% e
ao cinema 0.4%. Relativamente a Novembro, a Companhia Portuguesa de
Hipermercados foi, entre os maiores anunciantes, o que esteve em evidência,
pois multiplicou por 16 os valores anteriores, ocupando em Dezembro a 18ª
posição, responsável por um share of voice de 1.1%. Entre Janeiro e Dezembro, a
maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com
73.5%. A imprensa captou 9.6% dos montantes totais, a Internet 7.6%, cabendo
9.4% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor. Esta análise foi
realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período
compreendido entre 1 e 31 de Dezembro de 2014 (fonte: Marktest.com, Janeiro de
2015)