quarta-feira, janeiro 22, 2014

6 estádios de futebol em locais insólitos



Já pensou como seria jogar uma partida de futebol com vista para o oceano Atlântico? Ou com vista para os Alpes? 
Ottmar Hitzfeld Stadium
Localizado nos Alpes suíços, este estádio pertence ao clube FC Gspon e situa-se a dois mil metros de altura, tornando-se no mais alto da Europa e o terceiro mais alto no mundo. A única forma de lá chegar é através de um teleférico.O recinto apenas comporta 100 espectadores. Mas com a paisagem dos Alpes, será que alguém se concentra no jogo?
Eidi Streymnes Stadium
As Ilhas Faroé não são propriamente conhecidas no mundo do futebol. No entanto, isso não impede que este pequeno arquipélago, com uma população que daria para encher um estádio de futebol, tenha um estádio localizado num local pouco habitual.É o caso do Eidi Streymnes Stadium, localizado mesmo ao lado do oceano Atlântico. Parece inacreditável, mas a selecção das Ilhas Faroé já ali realizou jogos. Mas, quem é que vai buscar a bola quando esta vai para o mar? Será que quem assiste ao jogo a partir de um barco paga bilhete? O recinto não está fechado. Qualquer um pode jogar ali, desde crianças a adultos, sem ter que pagar pelo tempo de utilização. A UEFA considerou o campeonato nacional desta região como um das mais débeis entre as ligas profissionais europeias.
Hásteinsvöllur
Situa-se na Islândia, perto da cidade de Vestmannaeviar e é necessário apanhar um barco para chegar até lá. Os seus construtores decidiram criá-lo numa área cercada por vulcões.
O estádio pertence à equipa ÍBV, que joga no campeonato nacional da 1º Liga da Islândia, o Úrvalsdeild. Este campo já tem mais de um século de existência.
Estádio Shopping Center
Em Belgrado, na Sérvia, o pequeno FK Vozdovac Belgrado inovou ao construir o seu novo estádio no topo de um centro comercial de quatro andares.O campo tem lotação para 5174 adeptos e existe desde 2013.
Marina Bay Floating Stadium
Será que neste caso os jogadores tomam comprimidos para o enjoo, antes de cada jogo? O Marina Bay Floating Stadium é um estádio flutuante. Fica na Marina Reservoir, em Singapura. A plataforma desportiva pode suportar até mil e setenta toneladas, o que equivale ao peso total de nove mil pessoas ou duzentas toneladas de material decorativo, ou trinta toneladas de veículos militares.O estádio tem lotação para trinta mil pessoas. É a primeira e a maior plataforma desportiva flutuante do mundo. A infra-estrutura está também preparada para receber mega-eventos como concertos e a Parada do Dia Nacional de Singapura.
Estádio Municipal de Braga
De uma antiga pedreira nasceu o Estádio Municipal de Braga. Já passou uma década desde a inauguração do mais arrojado estádio português, edificado para o Euro 2004.Com uma lotação de mais de trinta mil lugares, o estádio tem a particularidade de num lado ter um grande penhasco e do outro apenas o horizonte. Já foi referenciado pelo ‘Financial Times’ como um dos mais bonitos do mundo.Actualmente chama-se Estádio AXA, após o clube residente - o Sporting Clube de Braga - ter realizado um acordo com a companhia de seguros AXA, em 2007 (texto do jornalista José Varela Rodrigues, na Revista Sábado, com a devida vénia)