sábado, março 16, 2013

Opinião: "O blá-blá de Vítor Gaspar"

"Vítor Gaspar colocou hoje o seu melhor ar de hipnotizador para nos tentar passar três ideias: que o ajustamento está a correr como o previsto; que o défice orçamental foi cumprido; e que em 2014 tudo começa a melhorar.
São tudo inverdades. O ajustamento não está a correr como o previsto. O défice orçamental não é cumprido desde 2011. E em 2014 não há sinais de melhoria no horizonte.
O certo é que com o seu experimentalismo económico e o seu fundamentalismo ideológico, o ministro colocou o país de pantanas. A dívida pública vai chegar aos 124% em 2014, um valor obviamente impagável. O desemprego está descontrolado, porque atingir 2016 sempre com taxas de desemprego acima dos 18% é uma barbaridade - e vamos ver se este valor não trepará ainda mais. Estamos no terceiro ano de recessão, com um valor acumulado de 7%. E o défice orçamental foi de 6,6% no ano passado contra o objetivo inicial de 4,5% e final de 5% - apesar do ministro agora ter descoberto que há três valores para o défice: o que conta para a troika (4,9%), o que conta para o Eurostat (6,6%) e o saldo orçamental sem efeitos pontuais (6%). Uma conversa para obviamente enganar e coinfundir os incautos.
Na verdade, foi Gaspar que optou, depois de falhar o ajustamento orçamental em 2011 e 2012, por carregar a sério num brutal aumento de impostos para 2013, contra o que estava escrito no programa de ajustamento e contra a vontade da troika. O resultado é uma economia devastada pelo napalm dos impostos.
Que Gaspar piedosamente fale agora em algumas medidas de apoio ao crescimento só dá para chorar, porque não há nenhuma vontade de rir. Quem é que investe neste ambiente? Quem é que aposta num país sem energia? E quem acredita que é mesmo isso que o ministro quer?
Gaspar fala fala mas nós não o vemos a fazer nada para apoiar o crescimento. Talvez não seja ele que tenha de fazer isso. Mas então é melhor não mencionar a corda na casa do enforcado. Até porque os seus truques de hipnotismo deixaram obviamente de ter qualquer credibilidade" (texto de Nicolau Santos, Expresso, com a devida vénia)