terça-feira, janeiro 29, 2013

As datas-chave do calendário socialista

Segundo o Económico, “a reunião de hoje pode dar o tiro de partida para uma nova corrida à liderança no PS:
29 de Janeiro - Reunião da Comissão Política Nacional do PS, para análise da situação política e preparação das eleições autárquicas.
5 de Fevereiro - Reunião da Concelhia do PS de Lisboa para aprovar o nome de António Costa como candidato à presidência da Câmara Municipal de Lisboa e Helena Roseta como candidata à presidência Assembleia Municipal.
Início de Maio - Se António José Seguro quiser marcar as eleições directas no partido antes do Verão e fazê-las coincidir com o aniversário de dois anos de liderança - Julho de 2011 - terá que decidir até final de Abril. Os estatutos obrigam a essa convocação 60 dias antes do acto eleitoral respectivo.
Setembro/Outubro - Os órgãos do partido cumprem dois anos de mandato em Setembro. Ao abrigo dos estatutos, o partido tem que realizar um congresso ordinário ainda este ano para eleger novos órgãos.
Setembro/Outubro - As próximas eleições autárquicas deverão ser convocadas pelo Presidente da República para um destes meses. Os partidos deverão entrar em pré-campanha eleitoral em meados de Agosto/Setembro.
15 Outubro - Data limite para o Governo entregar o Orçamento do Estado para 2014. Um momento que exigirá forte concentração do PS, o que é usado como argumento por quem defende um congresso socialista antes do Verão.
Outubro/Novembro - Um dos cenários em cima da mesa no PS passa por deixar derrapar para Novembro a convocação de directas e a realização do Congresso, com o argumento de concentrar esforços antes disso apenas nas autárquicas”.