sexta-feira, dezembro 28, 2012

Menos 130 mil viram mensagem de Natal de Passos Coelho

Segundo o Dinheiro Vivo, “cerca de 430 mil portugueses assistiram dia de Natal, na RTP, às 21h, à mensagem do primeiro-ministro. Feitas a comparação ao mesmo dia de 2011, ainda que o sistema de audiometria tenha mudado, são menos 130 mil pessoas a ver e ouvir o líder do governo. Segundo dados fornecidos pela Mediamonitor/CAEM, a mensagem de Pedro Passos Coelho totalizou, este ano, uma audiência média de 4,5%, o equivalente a 429 mil pessoas (e um share de 10,7%), contra uma audiência de 5,9% (559,6 mil pessoas) e um de share 17,7%, no dia 25 de dezembro de 2011. Estes valores fizeram com que o "programa" não constasse sequer nos 20 mais vistos do dia, apesar de passar no horário tradicionalmente com mais audiência, o prime time. Aqui algumas reações. Recuando dez natais, segundo os mesmo dados, obseva-se que o discurso mais visto foi o de José Sócrates, dia 25 de dezembro de 2008, estava a crise a dar sinais evidentes de querer instalar-se. Nesse ano, 824 mil pessoas ouviram o então primeiro-ministro, que totalizou uma audiência média de 8,7% e um share de 26,5%. Desde então, as audiência foram caíndo gradualmente na RTP1, embora as mensagens de José Sócartes fossem dos mais vistos. Relativamente à restante programação, o filme Pirata das Caraíbas - Por Estranhas Marés, emitido na SIC, foi o mais visto do dia de Natal com mais de 1,3 milhões de telespectadores, o equivalente a uma audiência média de 14,5% e um share de 33,1%. Com a aposta marcadamente na ficção, designadamente no cinema, a batalha das audiências foi ganha pela SIC, que fechou o dia com um rating de 28,9%, seguida da TVI (23,1%), Cabo (20,1%), Outros (13%), RTP1 (12,2%) e RTP2 (2,6%)”.