segunda-feira, outubro 29, 2012

Dívidas dos clubes: Dragões caem no vermelho!

Escreve o jornalista Rui Antunes do Sol que o "prejuízo de 35 milhões deixa FC Porto em risco de falhar competições europeias da próxima época, à imagem de Benfica e Sporting. Três 'grandes' não têm património para pagar tudo o que devem.Pela primeira vez na história das sociedades anónimas desportivas (SAD) em Portugal, FC_Porto, Benfica e Sporting fecharam os três uma época – no caso a 2011/12 – em situação de falência técnica. As contas deficitárias dos ‘grandes’ de Lisboa já tinham sido apresentadas à CMVM em Setembro e agora foi a vez do rival nortenho dar as suas a conhecer. O quadro é negro: com um prejuízo de 35,7 milhões de euros, os ‘dragões’ correm o risco de não serem admitidos nas competições da UEFA da próxima época, tal como acontece com o Benfica e o Sporting.De acordo com as novas regras de fair-play financeiro, que começam a produzir efeitos já em 2013/14, os clubes não podem ter perdas superiores a cinco milhões de euros no acumulado das duas temporadas anteriores.O mesmo é dizer que o FC_Porto está obrigado a apresentar, esta época, lucros de 30,7 milhões de euros para compensar o saldo negativo da última e assim permanecer dentro do prejuízo aceitável segundo os critérios da UEFA. A redução de custos é uma garantia deixada pela SAD portista no relatório e contas agora divulgado.
Vendas por contabilizar
Em abono do clube ‘azul e branco’ joga o facto de os encaixes com as transferências de Hulk para o Zenit e Alvaro Pereira para o Inter de Milão não terem entrado no relatório da temporada passada, fechado a 30 de Junho. Embora esteja também em falta a despesa com o reforço Jackson Martínez (quase nove milhões), são 50 milhões de mais-valias a incluir nas contas deste ano (40 do brasileiro e 10 do uruguaio) que podem reequilibrar a balança. Um cenário que abre margem para algum optimismo no Dragão, apesar de não tanto como acontece na Luz. Com um prejuízo em 2011/12 de 11,7 milhões de euros, o Benfica tem para contabilizar no exercício em curso as verbas conseguidas com as saídas Witsel para o Zenit e Javi García para o Manchester City. Ou seja, um bolo de 60 milhões (40 do belga e 20 do espanhol), superior ao do FC_Porto, para contrabalançar um défice três vezes menor.Mas a situação mais preocupante é a do Sporting, que não teve qualquer mais-valia significativa em transferências desde o fecho das contas da última época, que assinalaram perdas de 45,9 milhões de euros. As novas regras de fair-play da UEFA admitem, nas duas primeiras épocas de aplicação (2013/14 e 2014/15), uma derrapagem até 40 milhões de euros na meta dos cinco milhões de prejuízo. Mas impõem uma condição: o mesmo montante terá de entrar nos clubes através de dinheiro fresco de investidores, por exemplo por via do aumento de capital da SAD.
Falência técnica transversal
A dimensão da dívida é outro dos problemas que enfrentam os três ‘grandes’ de Portugal. FC_Porto, Benfica e Sporting apresentam um passivo superior aos seus activos, o que significa que não têm como pagar tudo o que devem neste momento: mesmo se vendessem estádios, centros de estágio, jogadores e tudo o mais que possuem, ainda restariam credores de mão estendida. Este quadro configura uma inédita falência técnica comum ao trio e contraria as directrizes da UEFA. Uma das novas recomendações do organismo que tutela o futebol na Europa é que a dívida (ou passivo) não deve ultrapassar o dobro das receitas anuais. Nenhum dos principais clubes nacionais a cumpre.