sexta-feira, junho 29, 2012

"Opinião: "(Açores) Olhos de ver - Os gastos e o Sonho"

"Depois de uma noite sobressaltada, fruto das fortes emoções do jogo Portugal-Espanha, acordei no meio de um sonho intenso. Estava a sonhar que a secretária regional do trabalho e da solidariedade social, num rebate de consciência, tinha convocado uma conferência de imprensa para anunciar que iria entregar a uma IPSS todo o dinheiro que recebeu legal mais imoralmente, proveniente das ajudas de custo de viver na sua própria casa em S. Miguel. E que também já estava anunciada outra conferência de imprensa do secretário da agricultura e da directora regional da educação para também anunciarem que vão atribuir todo o dinheiro, proveniente das ajudas de custas de viverem na sua própria casa, a famílias carenciadas de S. Miguel.
E ainda que o vice-presidente do governo, após ter conhecimento destas intenções, informou que iria pedir desculpa por gastar sistematicamente 250€ por noite numa suite júnior num hotel da capital. Por fim que o presidente do governo, numa atitude nobre e corajosa, iria também pedir desculpa aos açorianos, mormente aos que passam por enormes dificuldades, pelos gastos exorbitantes de 43.000€, aquando da sua visita ao Brasil, a convite de um tal Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, chefiando uma comitiva composta por sua mulher, um membro do governo, um assessor de imprensa, um responsável pelo protocolo e um fotógrafo oficial, para falar e tratar de banalidades e, de entre outras coisa, ser condecorado com o Ponche Verde.
Ao acordar, ainda estonteado deste sonho arrebatador, constatei que, não só Portugal estava afastado da final do Euro, como também os governantes protagonistas do sonho, afinal nada fizeram. Mais, até mostraram-se aborrecidos e indignados pelo povo estar a maçá-los com estas coisas dos gastos. Saiu da cama e enfrentei de novo a realidade com estoicismo. Os gastos e o sonho não passaram disto mesmo, de um sonho, igual a tantos outros que alimentaram a nossa infância. Entretanto, pela manhã, mão amiga fez-me chegar esta frase dura de Gabriel Garcia Marquez: "No dia em que a m…tiver valor, os pobres nascem sem c..(vulgo rabo!)". Tal é o desrespeito com que os políticos tratam os cidadãos, mormente os mais pobres
" (texto do gestor, Luís Anselmo, no Correio dos Açores)

Sem comentários: