quarta-feira, junho 27, 2012

Imagem dos Políticos permanece negativa

De acordo com os dados do Barómetro Político da Marktest de Maio, apesar da subida verificada em todos os políticos em análise, o seu saldo de imagem permanece negativo. Em Maio, segundo os dados do Barómetro Político Marktest, apesar da subida generalizada do saldo de imagem do Presidente da República e dos líderes dos partidos políticos com assento parlamentar, os portugueses inquiridos para este Barómetro permanecem insatisfeitos com a actuação destes políticos.

O Presidente da República, Cavaco Silva, que nos últimos três meses foi o político com o saldo de imagem mais baixo, sobe em Maio 13.1 pontos percentuais, alcançando um saldo de -20.9%. Entre os políticos em análise, o Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, é agora o político com o saldo de imagem mais baixo: -22.2%. Ainda assim este valor correspondeu a uma subida mensal de 7.4 pontos percentuais. O líder do CDS-PP foi o segundo líder partidário a imagem mais negativa. Apesar da subida mensal de 10.4 pontos percentuais, em Maio, o seu saldo de imagem não foi além de -17.6%. António José Seguro, líder do PS, registou em Maio um saldo de imagem de -9.2%, subindo 9.9 pontos percentuais face a Abril. Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, obteve um saldo de -4.6%, correspondendo a uma subida mensal de 10.4 pontos percentuais. Jerónimo de Sousa, líder do PCP foi, pelo quarto mês consecutivo o líder partidário com melhor saldo de imagem. Apesar de permanecer negativo (-2.9%), este valor correspondeu a uma subida mensal de 4.3 pontos percentuais.
O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas (fonte: Marktest.com, Junho de 2012)

Sem comentários: