quarta-feira, abril 25, 2012

6% do território concentra 50% do poder de compra

Os dados do sistema de geomarketing Sales Index da Marktest mostram que apenas 6% do território do Continente concentra metade do seu poder de compra. Uma análise dos dados relativos ao índice de poder de compra regional (sales index) 2012 da Marktest, permite verificar como este indicador se concentra num número muito reduzido de concelhos: 25 dos 278 concelhos de Portugal Continental ocupam 6% do território e concentram metade (50.3%) do índice de poder de compra regional. O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente. É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais. A repartição geográfica do sales index mostra-nos a sua litoralização e a sua concentração num número reduzido de concelhos. Se metade do poder de compra está concentrada em 25 concelhos, verifica-se ainda que 22.5% deste índice está restrito a apenas 5 concelhos.
A lista dos concelhos com maior índice de poder de compra regional é liderada por Lisboa, que contribui com 10.3% do poder de compra do Continente. O Porto concentra 3.9% deste índice e Sintra 3.3%. Vila Nova de Gaia tem um índice de 2.5%, assim como Oeiras. Do grupo de 25 concelhos onde está metade do poder de compra fazem ainda parte os concelhos de Cascais, Loures, Matosinhos, Almada, Braga, Coimbra, Amadora, Seixal, Leiria, Guimarães, Maia, Gondomar, Setúbal, Odivelas, Vila Franca de Xira, Santa Maria da Feira, Loulé, Vila Nova de Famalicão, Viseu e Aveiro (fonte: Marktest.com, Abril de 2012)

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