quinta-feira, março 29, 2012

Audiências: Anunciantes, SIC e CAEM contra RTP e TVI

Li no Correio da Manhã que "depois da CAEM e da SIC, agora é a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) a criticar a decisão da TVI que decidiu romper com as audiências da GfK. Em comunicado, a APAN esclarece que está de “acordo com todas as posições e compromissos que a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) tem tomado ao longo de todo o processo”, acrescentando que “embora respeitando as posições dos seus parceiros, não compreende como se pode pretender sair do processo nesta fase tão avançada, sobretudo sabendo-se que todas as questões e dificuldades, têm sido tratadas e ultrapassadas no seio da CAEM”. A APAN enfatiza que “não é aceitável a existência de dois sistemas de medição de audiências de um mesmo meio no mercado e que sempre respeitará o sistema aprovado pela CAEM, entidade que representa o conjunto do sector”.A Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) estranha a decisão da TVI, que classifica como “extemporânea”, após a estação ter comunicado, por carta, que tomou a opção de “não reconhecer a validade dos dados de audiências produzidas pelo painel da GfK".A direcção da CAEM, liderada por Luís Marques, também director-geral da SIC, já “remeteu este assunto ao seu gabinete jurídico, para avaliação das consequências contratuais desta decisão e vai convocar uma reunião de associados do sector de televisão no início da próxima semana”. A posição da CAEM é apoiada pela SIC que, em comunicado, faz saber que “sempre defendeu o princípio da auto-regulação, submetendo-se às decisões aprovadas na CAEM, e não sobrepondo, ao sabor das conveniências de cada momento, os seus interesses aos consensos acordados". "Apesar de terem aprovado o novo sistema de audiências, a RTP e, agora, a TVI, querem voltar atrás, depois de apresentados os resultados do mês de Março”, lê-se nesse documento. "Foi a TVI que, em 2010, pediu uma ‘auditoria urgente’ ao sistema da Marktest, que considerou estar em ‘total descrédito’. O pedido, é bom recordá-lo, acabou por conduzir, por decisão da direcção de então, a um concurso que designou a GfK como nova empresa de medição de audiências. Isso, apesar das dúvidas manifestadas pela SIC que, em sede própria, defendeu a manutenção da Marktest e solicitou uma avaliação à proposta técnica da GfK. Efectuada essa avaliação, foi na base das respectivas conclusões que a Gfk foi confirmada como vencedora do concurso”, lê-se no comunicado da SIC. A SIC “estranha” ainda esta decisão “antes mesmo da conclusão da auditoria ao sistema da GfK, aprovado, em 12 de Março, por todos os membros da CAEM, já tenham sido tomadas medidas paralelas e unilaterais para substituir pela mesma Marktest”.

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