sábado, janeiro 21, 2012

Imprensa foi o meio mais afectado pela quebra de publicidade

Segundo o Sol, "a imprensa foi o meio mais afectado pela quebra de publicidade a preços de tabela em 2011, com uma quebra de 6,9 por cento, de acordo com dados da Media Monitor. Ascendeu a 4,964 mil milhões de euros o total do investimento em publicidade a preços de tabela canalizado em 2011 pelas principais agências de meios a operar em Portugal, significando uma quebra de 1,45 por cento face aos 5,037 mil milhões de euros registados em 2010, de acordo a empresa do grupo Marketest O "TOP 10" dos maiores investidores é liderado pelo Modelo Continente (204,2 milhões de euros investidos), seguido pela Unilever (140,1 milhões de euros); Procter & Gamble (137,3 milhões); L'Oreal (131,2 milhões); PT (107 milhões); Vodafone (82,4 milhões); Optimus (79,9 milhões) Telecomunicações Móveis Nacionais (77,9 milhões); Pingo Doce (77,6 milhões) e Zon Multimédia (77,6 milhões). Por meios, a imprensa regista a maior quebra de publicidade (-6,9 por cento), registando 671 milhões de euros em 2011, número que compara com 721 milhões em 2010. Também a televisão esteve em queda, em linha com o mercado, de 1,6 por cento, dos 3,79 mil milhões em 2010 para 3,73 mil milhões no ano passado. Em contraciclo, cinema e rádio registaram os maiores crescimentos, 24,3 por cento e 9,5 por cento respectivamente. A publicidade no cinema passou de 23,5 milhões em 2010 para 29,2 milhões em 2011. Na rádio, evoluiu de 200 para 219 milhões de euros no ano passado. A publicidade nos 'outdoors' também cresceu em 2011 para 309 milhões de euros, valor que compara com 284 milhões no ano anterior, representando um crescimento de 5,1 por cento".

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