sexta-feira, dezembro 16, 2011

Açores e Setúbal no topo das desistências no Ensino Básico

Li no Correio da Manhã que "a taxa de retenção e desistência no Ensino Básico em Portugal é de 7,9%, com seis ilhas dos Açores e a península de Setúbal no topo da lista das sub-regiões, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Os dados referentes ao ano lectivo 2009/2010 foram divulgados como parte dos Anuários Estatísticos Regionais. Analisando as sete regiões do país, a Madeira e o Norte detinham, respectivamente, "o valor mais elevado e o valor mais baixo da taxa de retenção/desistência no ensino básico, quer se considere todos os ciclos do ensino básico ou apenas o ciclo terminal", destaca o INE. Uma análise mais detalhada, ao nível das sub-regiões (NUTS III, nomenclatura das unidades territoriais estatísticas de terceiro nível que divide cada região em sub-regiões), mostra que seis ilhas dos Açores (Flores, Terceira, Santa Maria, Pico, São Miguel e Faial) lideram a lista, com taxas entre 10,8 e 12,9%. Só depois surgem sub-regiões do continente, encabeçadas pela península de Setúbal (10,3%), Alentejo Litoral (9,8%) e Grande Lisboa (9,3%). Do lado oposto, com as mais baixas taxas de retenção e desistência nos três ciclos do ensino básico, estão as sub-regiões de Minho-Lima (4,6%), Baixo Mondego (5,2%) e Cávado (5,3%). Do ponto de vista municipal, há mais retenção e desistência na Calheta (Madeira), Vila Franca do Campo (Açores), Porto Moniz (Madeira), São Roque do Pico (Açores), Alter do Chão (Alentejo) e Freixo de Espada à Cinta (Norte), com taxas entre 17,8 e 15,9%. Os municípios mais bem-sucedidos são Arronches, Castelo de Vide e Almodôvar (Alentejo), e Armamar, Moimenta da Beira e Mondim de Basto (Norte), com valores entre 0,4 e 2,9%. No entanto, na análise municipal, em situações de reduzido número de alunos, poucos casos são suficientes influenciar todo o panorama estatístico de um concelho, para o melhor ou para o pior. Se for analisado apenas o percurso dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico, Portugal tem uma taxa de taxa de retenção e desistência de 13,8%, sendo que todas as regiões NUTS II (unidades territoriais estatísticas de segundo nível, que correspondem às sete regiões do país) também registam uma taxa superior. Olhando apenas para o 3.º ciclo e para as NUTS III, as ilhas das Flores, Graciosa, Santa Maria, Pico, São Miguel e a península de Setúbal têm as maiores taxas (entre 21,3 e 18,1), enquanto no extremo oposto estão as sub-regiões de Serra da Estrela (10,2), Baixo Mondego (9,2) e Minho Lima (8,2). Ainda de acordo com os dados do INE, em Portugal, a taxa de transição/conclusão no ensino secundário situou-se, no ano lectivo de 2009/2010, em 80,7%. As regiões Norte e Centro "apresentavam maior nível de sucesso escolar no ensino secundário", enquanto as regiões autónomas e as regiões do Algarve e de Lisboa "registavam valores inferiores à média nacional neste indicador", destaca o INE. A análise aos dados sugere que os desempenhos mais favoráveis nas regiões Norte e Centro "têm por base disparidades internas, nomeadamente, com os municípios do litoral da região Norte a apresentar valores mais elevados neste indicador".

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