segunda-feira, novembro 14, 2011

Seguro é o líder partidário com melhor avaliação

Li no Jornal de Negócios que "o barómetro mensal de Novembro da Aximage, para o Negócios e Correio da Manhã, mostra uma melhoria na avaliação dos portugueses à prestação de António José Seguro. O líder do PS substitui Portas e surge agora com a única nota positiva. Num período marcado pela discussão sobre o Orçamento, Seguro consegue também descolar de Passos Coelho. Contudo, quando questionados sobre em quem têm maior confiança para ser primeiro-ministro, os portugueses continuam a preferir Passos Coelho: obtém 44% das preferências, contra 22,4% no líder do PS. Ainda assim, as expectativas quando à governação de Passos Coelho continuam a degradar-se. 22,6% dos inquiridos acha que Passos vai governar melhor que Sócrates, menos que os 38,8% que considera que terá uma prestação pior. O barómetro volta a mostrar uma deterioração da avaliação a Cavaco Silva, com o Presidente da República a estar agora no limiar da nota negativa (10 pontos)"

Ficha técnica

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 600 entrevistas efectivas: 287 a homens e 313 a mulheres; 130 no interior, 245 no litoral norte e 225 no litoral centro sul; 160 em aldeias, 210 em vilas e 230 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 7 a 10 de Novembro de 2011, com uma taxa de resposta de 75,7%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma “margem de erro” - a 95% - de 4,00%).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz".

Sem comentários: