terça-feira, setembro 27, 2011

Açores: que campanha publicitária controversa

Li no Correio dos Açores num texto do jornalista António Pedro Costa que "a expressão tipicamente micaelense “Té ficas desembraiado” deu o mote a uma campanha publicitária, cujo alvo são os continentais para visitarem os Açores na época baixa e foi apresentada pelo agência Soltrópico. Aquele operador turístico utilizou expressões orais correntes nesta ilha para atrair a atenção do destino Açores, tendo realizado workshops com agentes de viagens do Continente no intuito de promover a atractividade das nove ilhas do arquipélago, a preços muito competitivos. É de se aplaudir a iniciativa até porque introduz uma novidade de um pacote com o combinado “Madeira e Açores”, com partidas de Lisboa ou do Porto, que poderá revelar-se como uma importante iniciativa para o turismo. Esta acção poderá revelar-se muito útil porque, acima de tudo, pode ser um exemplo para que os outros operadores turísticos apostem na promoção dos Açores, como destino turístico de excelência. A “Soltrópico” nesta campanha, como estratégia de marketing e para chegar junto de potenciais visitantes, está a utilizar expressões como “Eles dân carre à gente”, Mêm de veras” ou “Té ficas desembraiado”, como se o público-alvo conseguisse captar a mensagem. Não deixa de ser um estratagema que um criativo qualquer inventou, mas que tem indignado muitas pessoas, que não concorda com aquilo que consideram um gozo jocoso despropositado. Nós pagamos para nos ridiculizarem – ouve-se na rua. Pode-se até falar assim em algumas zonas de São Miguel e pode mesmo ter a sua graça num determinado contexto, mas, escrever assim, caiu mal junto de muitos extractos da nossa população, que lamenta a ocorrência, apelidando mesmo esta estratégia de marketing, como “uma pouca-vergonha”, para não lhe chamar outra coisa. Irritou ainda mais as pessoas o facto de nos outdoors ou nas caixas multibanco, mesmo junto ao rodapé, se encontrar o apoio do Governo Regional dos Açores, o que levou a questionarem como é possível as entidades oficiais, avalizarem tal estratagema. Esta situação fez-me recordar a propaganda que uma entidade fez, há algum tempo atrás, num grande cartaz publicitário, com o intuito de promover a limpeza da orla marítima desta ilha, com os seguintes dizeres, em letras garrafais: “Não aboies lixo pró mar”. De qualquer das formas, é certo que, esta campanha de três dias nos Açores, com aluguer de viatura já incluída durante 48h, num hotel de quatro estrelas, por 242 euros, é um bom aliciamento para quem pretende visitar as nossas ilhas, estando ainda previsto o lançamento de outros produtos similares durante o Inverno, na tentativa de continuar a manter a dinâmica sobre o destino Açores e as próprias agências. Venham mais campanhas promocionais e como diria Victor Cruz (pai) a finalizar nas suas crónicas, pois alevá, mas já agora era interessante saber quanto e como pagou o Governo Regional este apoio”. Sobre este tema leia esta crónica do Diário dos Açores.

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