terça-feira, julho 19, 2011

Açores: Vice-presidente do governo chamou mesmo “deficientes” aos deputados...

"Um excerto do diário das sessões da Assembleia Legislativa dos Açores confirma que o vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, fez em plenário, sexta-feira passada, o comentário “não falo com deficientes”, que gerou polémica nos trabalhos parlamentares. Nesse dia, o presidente do parlamento açoriano, Francisco Coelho, requereu uma cópia do diário das sessões para esclarecer a eventual linguagem imprópria que teria sido utilizada. O aparte regimental de Sérgio Ávila não ficou gravado no sistema de som do parlamento, porque o microfone do vice-presidente estava desligado na ocasião, mas as redactoras parlamentares (que têm a tarefa de passar para o papel todos os comentários feitos na sala de plenário), registaram a frase. “Não falo com deficientes”, disse Sérgio Ávila, segundo um excerto do diário a que a Lusa teve acesso. O governante referia-se à bancada do PSD, que havia feito críticas ao Governo socialista sobre as consequências para os Açores da eventual privatização da ANA – Aeroportos e Navegação Aérea. Em reação ao comentário do vice-presidente, alguns deputados do PSD ameaçaram abandonar a sala de plenário, em sinal de protesto, por considerarem ofensivo o aparte. “O senhor vice-presidente disse que não falava com pessoas deficientes, apontando para esta bancada”, protestou, então, Duarte Freitas, líder parlamentar do PSD, acrescentando que “nunca” no Parlamento se assistira a um episódio semelhante. O presidente da assembleia, Francisco Coelho, alegou, na ocasião, não ter ouvido “absolutamente nada”, por isso os social-democratas requereram cópia do excerto do diário das sessões, que engloba não apenas as intervenções gravadas em plenário, mas também os comentários laterais. O excerto do diário das sessões foi enviado na quarta-feira à tarde a todos os líderes parlamentares (PS, PSD, CDS, BE, PCP e PPM) e confirma as declarações de Sérgio Ávila. O vice-presidente do Governo pediu, mais tarde, desculpas no parlamento, admitindo ter-se excedido nos comentários devido ao calor do debate, mas o pedido de desculpas não foi aceite pelo PSD, que sugeriu que o governante se devia demitir, lembrando que, “por muito menos, o ministro Mário Pinho foi-se embora” do governo de José Sócrates.
O ‘Incidente’ no Parlamento em discurso directo

Diário das Sessões do Parlamento mostra um debate pobre, com discussões estéreis e muitas interrupções que quebram o raciocínio dos oradores. No ‘Diário das Sessões’ não está o pedido de desculpas do vice-presidente do governo, Sérgio Ávila.
(…) Presidente da Assembleia Legislativa Regional: Sras. E Srs. Deputados, sei que Julho é um mês quente, embora meio nublado, mas volto a fazer um apelo para a serenidade, para a elevação e para a discussão efectiva e construtiva das propostas que temos em cima da mesa.
Vamos prosseguir.
Tem a palavra o Sr. Deputado Paulo Estêvão.
Deputado Paulo Estêvão (PPM): Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo:
(Parte inaudível)
Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores (Sérgio Ávila): Não falo com deficientes!
Deputado Clélio Meneses (PSD): O quê?
Presidente da Assembleia Legislativa Regional: Não entrem em diálogo Srs. Deputados.
Deputado Duarte Freitas (PSD): Sr. Presidente, para um protesto!
O Sr. Vice-presidente disse que não falava com pessoas deficientes apontando para esta bancada!
Presidente: Sr. Deputado desculpe, eu não ouvi absolutamente nada.
Deputado Duarte Freitas (PSD): Isto ultrapassa tudo o que já aconteceu nesta Casa!
Deputado João Costa (PSD): O senhor não tem dignidade para se sentar nesse lugar! Devia ter vergonha de estar aí sentado!
Deputado Luís Garcia (PSD): O senhor devia abandonar esta sala! Não é digno de se sentar aí!
Presidente: Vamos prosseguir o debate. Apelo à sua calma Sr. Deputado Duarte Freitas.
Calma de todos os intervenientes.
Faça favor de se sentar Sr. Deputado
(Apartes inaudíveis entre os Deputados das diversas bancadas)
Deputado Aníbal Pires (PCP): Uma interpelação à Mesa.
Presidente: Eu não lhe dei a palavra Sr. Deputado Aníbal Pires, faça favor de se sentar.
O senhor acabou por fazer uma interpelação, eu não sei se o Governo tem alguma coisa a dizer.
(Pausa)
Não tem nada a dizer?
Deputado Duarte Freitas (PSD): Ao menos que peça desculpa!
Presidente da Assembleia Legislativa Regional: Sr. Deputado o senhor não pode interpelar sobre coisas que eu não ouvi. Foram ditas em aparte, eu não ouvi Sr. Deputado.
Um momento Sr. Deputado Paulo Estêvão.
Deputado Aníbal Pires (PCP): Para solicitar um intervalo regimental de 15 minutos
" (fonte: Correio dos Açores)

Sem comentários: