quarta-feira, maio 25, 2011

20 maiores anunciantes de Abril dirigiram 90% do investimento à televisão

De acordo com os dados da MediaMonitor, os 20 maiores anunciantes de Abril dirigiram 90% dos seus montantes para a televisão. Em Abril de 2011, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 2,9 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor representou uma subida mensal de 4.9% e homóloga de 12.9%. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Abril de 2011 não está ainda concluído para todos os meios. Em Abril, o Modelo Continente manteve a liderança na tabela dos maiores investidores em publicidade, responsável por um share of voice de 3.7% face ao total do mercado publicitário e de 10.9% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. A Unilever-JM também manteve a segunda posição, responsável por 2.8% do investimento publicitário total e por 8.3% do colocado pelos 20 maiores anunciantes de Abril. A Procter & Gamble permanece na 3ª posição, com um share of voice de 2.7% face ao total do mercado publicitário e de 8.0% face ao total dos 20 mais.

No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 33.9% do valor publicitário registado em Abril de 2011, em preços de tabela. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 9 empresas da área do grande consumo, 4 das telecomunicações, 2 da distribuição, 2 bancos e 3 de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 90.5% dos seus budgets. Ao outdoor destinaram 3.8% dos montantes, à imprensa atribuíram 3.3%, à rádio dirigiram 1.7% e ao cinema 0.7%. De Janeiro a Abril de 2011, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 76.1%. A imprensa captou 13.3% dos montantes totais, cabendo 10.6% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.


Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 30 de Abril de 2011 (fonte: Marktest.com, Maio de 2011)

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