segunda-feira, janeiro 31, 2011

Açores: demissões no Governo Regional (educação)...

Segundo o Correio dos Açores, “os dois sindicatos representativos dos professores nos Açores manifestaram-se ontem expectantes no relacionamento com a tutela na sequência da substituição da secretária regional da Educação, esperando que a nova titular do cargo manifeste vontade para o diálogo. O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, indigitou na quarta-feira Cláudia Cardoso para o cargo de secretária regional da Educação e Formação, substituindo Maria Lina Mendes, que abandonou as funções a seu pedido. Também sai a seu pedido Fabíola Cardoso, directora regional de Educação. Cláudia Cardoso, que assume o lugar numa altura de forte contestação da classe docente à decisão do executivo de não abrir este ano os concursos interno e externo de professores. A presidente do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA), Sofia Ribeiro, recordou à Lusa que Cláudia Cardoso chega ao executivo numa altura de “conflito” com a tutela sobre “uma matéria sensível”, acrescentando que “se estava a entrar numa fase sem diálogo nem consenso”, e espera “agora que exista abertura e vontade de negociação”, afirmou, frisando que “a nova secretária regional da Educação é conhecedora do problema”. No mesmo sentido, António Lucas, presidente do Sindicato dos Professores da Região Açores disse esperar “alterações no estilo governativo, sobretudo ao nível dos processos negociais, para que possam decorrer com normalidade”. Mas admitiu, no entanto, que Lina Mendes, “apesar de não ter experiência governativa, conseguiu pôr de pé o processo de avaliação de desempenho e a publicação do Decreto dos Currículos Regionais”.
“Operação de cosmética”
Depois de conhecida a nova titular da pasta da Educação, o PSD/Açores considerou que a mudança na Secretaria Regional da Educação e Formação é uma “operação de cosmética”, num governo que está “cansado”. António Marinho, líder parlamentar do PSD/Açores, considerou que a alteração no executivo regional é uma “renovação com pessoas velhas”, numa referência ao facto de Cláudia Cardoso, actual deputada do PS/Açores, já ter integrado o governo.
Saída natural
Para os restantes partidos da oposição parlamentar a saída de Lina Mendes foi considerada natural. Artur Lima, líder parlamentar do CDS-PP, recordou que o seu partido já tinha pedido há alguns meses a demissão de Lina Mendes por entender que “ela não tinha condições nem capacidade para exercer o cargo e dirigir os destinos da Educação nos Açores”. Opinião semelhante defendeu o deputado Paulo Estêvão, do PPM, para quem a titular da pasta da Educação “não tinha condições para ter sucesso por deficiências óbvias do ponto de vista do desempenho e da estratégia educativa”. Zuraida Soares, do BE, também foi crítica da actuação de Lina Mendes, afirmando esperar que, com esta mudança, “a educação leve outro rumo e seja encarada de uma maneira diferente e com o respeito (pelos profissionais) que até agora não tem existido”. Por seu lado, Aníbal Pires, do PCP, frisou que esta mudança na Secretaria Regional da Educação “era uma necessidade e uma inevitabilidade”, salientando que Lina Mendes estava “fragilizada” e “não correspondia ao que era necessário fazer”. A única voz discordante veio da maioria socialista, tendo o líder parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, defendido que “o que mais interessa são as políticas e não as pessoas”. Nesse sentido, assegurou que o governo “continuará a desenvolver uma política educativa positiva”, tendo em atenção os interesses dos docentes, funcionários e alunos”
.

Sem comentários: