sábado, janeiro 22, 2011

Açores: 55 mil urgências falsas desviadas à entrada do Serviço de Urgência de Ponta Delgada

Segundo o Correio dos Açores, num texto do jornalista Joao Paz, "a média mensal de procura do serviço de triagem foi de 11.158 utentes e a média de atendimento mensal na Urgência foi de 6.578 utentes em 2010. Estatísticas reveladas pelo Hospital do Divino Espírito Santo ao ‘Correio dos Açores’ mostram que cerca de 41% dos utentes que procuraram o ano passado o Serviço de Urgência da unidade hospitalar surgiram com situações clínicas que não foram consideradas urgências. Nesta óptica, 54.957 utentes surgiram no serviço de triagem, (baseado na ‘Triagem de Manchester’), com situações que poderão ser consideradas falsas urgências. De facto, dos 133.897 utentes que chegaram ao serviço de triagem do hospital de Ponta Delgada, apenas 78.940 utentes (58,9%) foram atendidos pelo Serviço de Urgência. Esta grande procura por utentes do Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo, com situações clínicas que não são consideradas urgências, deve-se, sobretudo, à gritante escassez de médicos de família em São Miguel. A realidade é feita de um número reduzido de médicos de famílias com listas de doentes a roçar os limites do razoável e alguns milhares de micaelenses que não têm mesmo acesso a médico de família. É, predominantemente, esta a população que procura com assiduidade o Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo à procura de médicos para situações clínicas que poderiam ser atendidas pelo médico de família.
Curiosamente, foi Agosto um dos meses em que os micaelenses (11.817) procuraram mais o serviço de triagem da Urgência do hospital de Ponta Delgada e, neste mês de férias, o Serviço de Urgência atendeu 6.979 utentes. Agosto é, normalmente, um dos meses em que existe uma população flutuante mais significativa em São Miguel e é também um dos meses de mais sol e calor que poderão ser factores para algumas situações clínicas que levam à procura do médico mais próximo que, para muitos, continua a ser o que está de serviço na Urgência hospitalar. São situações que se prolongam, normalmente, por Setembro, mês em que 11.420 utentes procuraram a triagem da Urgência e apenas 6.687 utentes foram atendidos pelos médicos do Serviço de Urgência. Mas foi Janeiro o mês em que os micaelenses mais procuraram a Urgência hospitalar em Ponta Delgada. À triagem chegaram 11.817 utentes com situações clínicas específicas e apenas 7.219 foram atendidos pelo Serviço de Urgência.
Outro mês de grande procura da Urgência do hospital do Divino Espírito Santo foi Outubro. Neste mês, 11.807 utentes passaram na triagem e apenas 6.837 foram atendidos no Serviço de Urgência. Quer Janeiro, como Outubro são meses de temperaturas mais baixas em São Miguel e, em consequência, crescem as probabilidades, nomeadamente, de gripes sazonais. Também em Novembro os utentes, em número de 11.370, não deram descanso ao serviço de triagem da Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo. E, do total, foram atendidos pelos médicos da Urgência 6.642 utentes. Mesmo nos meses de menor procura do serviço de triagem da Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo, a densidade foi muito elevada para o número de situações clínicas que foram consideradas, de facto, urgentes e, por isso, com registo de atendimento pelos médicos do Serviço de Urgência. Em Abril recorreram ao serviço de triagem da Urgência 10.501 utentes e apenas 6.106 foram atendidos pelo Serviço de Urgência. E, em Dezembro, 10.587 utentes procuraram a triagem da Urgência hospitalar e 6040 destes utentes estão no registo de atendimento dos médicos do Serviço de Urgência. É significativo que, ao longo de todo o ano, é pouco significativa a oscilação entre o mês com menos procura do serviço de triagem da Urgência do hospital. Entre o mês de menor procura, Abril, com passagem de 10.501 utentes pela triagem; e o mês de maior procura, Janeiro, em que 11.817 utentes passaram na triagem da Urgência, existe uma diferença de 1.316 utentes. E, ao dividirmos os 133.897 utentes que passaram em 2010 pelo serviço de triagem da Urgência, dividirmos pelos 12 meses, a média de procura por mês é de 11.152 utentes. Estas estatísticas demonstram que houve, ao longo do ano, uma procura da triagem da Urgência hospitalar com oscilações muito pouco significativas ao longo de todos os meses. O mesmo aconteceu com os atendimentos, propriamente ditos, no Serviço de Urgência. O mês de maior número de atendimentos de doentes no Serviço de Urgência foi Janeiro com 7.219 registos e o mês de menor número de atendimentos foi Abril, com 6.106 registos. Foi de 6.578 a média mensal de atendimentos de doentes no Serviço de Urgência do Hospital do Divino Espírito Santo o ano passado"

Sem comentários: