sexta-feira, novembro 26, 2010

SIC: Sondagem dá vitória a Cavaco Silva na primeira volta

Segundo a SIC, "se as eleições presidenciais fossem hoje, Cavaco Silva seria reeleito para um segundo mandato logo na primeira volta, revela um estudo da Eurosondagem feito para a SIC, Expresso e Rádio Renascença. Se os portugueses fossem hoje às urnas para escolher o próximo Presidente da República, escolheriam outra vez logo na primeira volta Aníbal Cavaco Silva. No último mês as intenções de voto no actual Presidente cresceram mais de dois por cento. Manuel Alegre ficaria em segundo lugar, a uma distância significativa de 25 por cento. No último mês, segundo este estudo da Eurosondagem, as intenções de voto no candidato apoiado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda cairam um por cento.
O candidato presidencial Fernando Nobre não iria além dos 5,2 por cento, e tem agora menos um por cento de intenções de voto do que há um mês. O candidato apoiado pelo PCP, Francisco Lopes, ficaria em quarto lugar com 4,8 por cento, exactamente o mesmo que há um mês. Defensor de Moura seria o menos votado com um por cento das intenções de voto, menos uma décima do que há um mês. O estudo da Eurosondagem mostra ainda de que forma se distribuem, geograficamente, os apoios dos previsíveis candidatos. A subida de Cavaco Silva ocorreu principalmente no Norte.

Ficha técnica: Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. nos dias 18 a 23 de Novembro de 2010, tendo como Universo a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental. Entrevistas directas e pessoais, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados, em 20 Freguesias de Portugal Continental escolhidas de modo a que, no seu conjunto, o resultado verificado nas últimas eleições para a Presidência da República se aproxima do resultado nacional. Aos entrevistados foi apresentado um Boletim de Voto, sendo-lhes solicitado que assinalassem, no mesmo, a sua intenção de voto e que o colocassem na urna fechada de que o entrevistador dispunha para o efeito. A lista dos candidatos foi apresentada por ordem alfabética. Foram validadas 2.069 respostas, que constituem a amostra, distribuídas, em termos geográficos, por: - Região Norte, 20,5%; A.M. do Porto, 15,0%; Região Centro, 29,6%; A.M. de Lisboa, 25,2%; e Região Sul, 9,7%. O erro máximo da Amostra é de 2,15%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social".

Sem comentários: