terça-feira, novembro 30, 2010

Açores: broncas e política na RTP!

Segundo o Correio dos Açores, "o Parlamento açoriano aprovou uma resolução de “desagrado” por a RTP-Açores ter interrompido a transmissão em directo, no dia 25 de Novembro, do discurso do presidente do Governo Regional, para garantir a transmissão do “Telejornal”, o que considerou um sinal de “desrespeito”. Em consequência, a estação pública procedeu no dia seguinte à retransmissão da sessão legislativa. O SJ exige explicações, considerando que se está perante uma cedência face a uma pressão ilegítima. Em comunicado subscrito pela sua Direcção Nacional e pela Direcção Regional dos Açores, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera que a resolução aprovada pela Conferência de Líderes da Assembleia Legislativa dos Açores “desrespeita a esfera de autonomia da RTP-Açores” e traduz uma “pressão ilegítima sobre o operador público”, pelo que vai pedir à Entidade Reguladora para a Comunicação Social que “abra o procedimento que tiver por conveniente”. O SJ considera ainda que se impõe um “esclarecimento urgente, por parte da RTP-Açores, dos factos verificados, especialmente quanto às razões da retransmissão decidida, já que em última análise está posta em causa a independência do operador público de televisão face ao poder político e dos jornalistas ao seu serviço”.
Por seu turno, o Conselho de Redacção da RTP/Açores, em comunicado enviado ontem refere que “o dia 26 de Novembro de 2010 ficará para a história como um dos dias mais negros da RTP-Açores”. “A subserviência da direcção da RTP-A perante a Assembleia Legislativa Regional dos Açores (ALRA) e perante o Governo Regional, e a intromissão nos critérios editoriais da chefia de informação, ultrapassaram tudo o que é admissível” – lê-se no comunicado. Refere também que os profissionais da RTP-A “sentem-se ultrajados e envergonhados e não podem calar a sua revolta perante tamanha prepotência, arrogância e desrespeito pelas mais elementares regras da profissão de jornalista, nomeadamente a sua independência perante o poder político”.
O Conselho de Redacção da RTP-A (CR) “não percebe o voto de protesto da ALRA, muito menos a inusitada unanimidade gerada à sua volta, quando frequentemente os partidos da oposição acusam a televisão regional de subserviência ao Governo Regional !?”
Mais refere que “toda esta história está ainda mal esclarecida e mal contada” e como tal o Conselho considera que se “impõe a intervenção da Entidade Reguladora para a Comunicação Social”, pois “sabe que esse é também o entendimento do Sindicato de Jornalistas, que tenciona aliás pronunciar-se igualmente sobre este episódio negro. O CR procurou obter informações junto do chefe de serviço de informação da RTP-A, João Soares Ferreira (que entretanto se demitiu na sequência deste triste episódio) na tentativa de perceber como se chegou a uma situação tão lamentável como esta”. Em sequência a estes acontecimentos, João Soares Ferreira demitiu-se de coordenador de Informação da RTP/Açores. “Postas as coisas nestes termos, o CR considera que não foi o órgão máximo da autonomia nem o governo que foram vitimas de qualquer desrespeito à sua dignidade mas antes o contrário. Foi a RTP primeiro e depois os seus profissionais, perante a atitude subserviente da sua direcção, que foram desacreditados”, refere-se ainda no comunicado do conselho de redacção. Também em comunicado enviado às redacções ontem, o PCP/Açores veio salientar que “o director da RTP/Açores deve demitir-se".
Leia aqui o comunicado na íntegra do Sindicato dos Jornalistas.

Sem comentários: