quarta-feira, agosto 25, 2010

Jornalismo: Cresce o número de utilizadores de sites de jornais, revistas e de informação online

Segundo os dados do estudo Netpanel da Marktest de Julho, o número médio de utilizadores únicos que acederam a partir de casa a sites de jornais, revistas e de informação online, aumentou 1.3% face o mês anterior. Em Julho, 2 001 mil portugueses acederam a partir de casa a sites de jornais, revistas e de informação online, mais 1.3% do que o registado no mês anterior e mais 2.2% do que o observado no período homólogo. Nos últimos doze meses, foi em Outubro de 2009 que mais portugueses visitaram sites de informação, com 2 103 mil utilizadores únicos.
Em Junho, acederam a sites de jornais, revistas e de informação online uma média de 473 mil utilizadores únicos por dia, o que representa uma subida mensal de 1.3% e homóloga de 6.5%. Foram visitadas mais de 134 milhões de páginas destes sites no mês, um valor 1.4% acima do observado no mês anterior e 11.1% acima do verificado em Julho de 2009. O tempo total de navegação em sites noticiosos ultrapassou 1,9 milhões de horas, o que equivaleu a uma subida mensal de 2.3% e homóloga de 9.0%. Em Julho, cada internauta dedicou em média 59 minutos a estes sites, mais um minuto do que em Junho e mais quatro minutos do que em Julho de 2009.


Entre os sites de informação mais acedidos a partir de casa, o A Bola online mantém o primeiro lugar com 687 mil utilizadores únicos, seguido do Record online, com 664 mil utilizadores únicos e do Jornal de Notícias, com 537 mil visitantes diferentes. No conjunto dos sites portugueses de jornais, revistas e de informação online, o site do Correio da Manhã foi aquele que observou maior aumento mensal em número de utilizadores únicos. Com 467 mil visitantes diferentes, cresceu 24.2% relativamente a Junho e ocupa a 5ª posição. O site do jornal Sol, pelo contrário, foi o que mais visitantes perdeu este mês, com menos 11.6% do que em Junho. Está na 13ª posição com 244 mil utilizadores únicos.Em páginas visitadas, os cinco primeiros lugares são ocupados por sites desportivos. O A Bola online mantém a liderança, com mais de 27 milhões de páginas acedidas a partir do lar. O Zero Zero também mantém o segundo lugar, com mais de 25 milhões de páginas visitadas. O Record também se mantém sem alteração no terceiro lugar, com cerca de 19 milhões de páginas. Em páginas visitadas, as maiores oscilações face a Junho observaram-se no site Ocasião, que mais do que duplicou os valores anteriores. Com 733 mil milhões de páginas, está na 22ª posição (cresceu 136.5%). O Expresso online foi, pelo contrário, o que mais baixou (-26.8% face a Junho), estando agora com 3 milhões de páginas, na 9ª posição.A análise tem como base informação do Netpanel da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica (fonte: Marktest.com, Agosto de 2010)

Sem comentários: