quarta-feira, julho 28, 2010

Publicidade: "Modelo-Continente" lidera em Junho

Os dados da MediaMonitor mostram que o Modelo Continente foi em Junho quem mais investiu em publicidade nos meios tradicionais. Em Junho de 2010, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 2,8 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor representou uma subida mensal de 6.8% mas uma descida homóloga de 13.9%. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Junho de 2010 não está ainda concluído para todos os meios (ver nota da situação verificada em Junho). O Modelo Continente sobe à liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, algo que já não ocorria desde Fevereiro. Em Junho foi responsável por um share of voice de 4.5% face ao total do mercado publicitário e de 11.4% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. A Unilever mantém-se em segundo, com um share of voice de 3.8% face ao total do mercado publicitário e de9.7% face ao total dos 20 mais. A Procter & Gamble sobe para terceiro, responsável por 2.9% do investimento publicitário total e por 7.5% do colocado pelos 20 maiores anunciantes de Junho.

No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 39.0% do valor publicitário registado em Junho de 2010, em preços de tabela. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 7 empresas da área do grande consumo, 5 das telecomunicações, 2 bancos, 2 do sector automóvel, 2 das bebidas e 2 de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 89.0% dos seus budgets. À imprensa atribuíram 4.3%, para o outdoor dirigiram 3.7%, à rádio 2.2% e ao cinema 0.8%. De Janeiro a Junho de 2010, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 74.5%. A imprensa captou 15.1% dos montantes totais, cabendo 10.5% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 30 de Junho de 2010 (fonte: Marktest.com, Julho de 2010)

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