domingo, julho 25, 2010

Falando de taxas aeroportuárias

Os jornalistas falam (ou ouvem falar) das taxas aeroportuárias porventura, porventura sem saberem valores e omitindo, no caso da Madeira, a responsabilidade pelo facto da ANAM estar a pagar ainda um pouco mais de 200 milhões de euros que correspondem a uma dívida resultante de financiamentos obtidos para pagar a construção na nova aerogare do aeroporto do Funchal, obra prometida por Lisboa, mas que depois caiu no esquecimento, contrastando com os milhares de milhões de euros que eles querem gastar à força em Alcochete e no TGV. Ou seja, ser conseguirem outro modelo de obtenção de receitas, por parte da ANAM, que garanta o pagamento dos encargos com esses empréstimos, obviamente que as taxas podem ser alteradas para valores mais baixos, embora os problemas do turismo não tenham rigorosamente nada a ver com as taxas. A TAP também levantava problema das taxas, algumas companhias “charter” o mesmo, mas quando a Easyjet e a Transavia começaram a operar na Madeira essa “ladainha” desapareceu.
Basicamente podemos referir que a diferença entre as operações em Aeroportos da ANA e os dois aeroportos da ANAM (incluindo todas as taxas), traduz-se em 10,25€ por passageiro num voo no âmbito do espaço Schengen e 11,78€ por passageiro num voo realizado fora do espaço Schengen. No caso do primeiro exemplo, e considerando um Airbus 320 (77 toneladas), 165 lugares, no caso de uma operação para a Madeira representa encargos da ordem dos 3 mil euros contra cerca de 1.800 euros em Lisboa e Porto (a diferença fica-se a dever sobretudo ao custo/passageiro). Feitas as contas existe uma diferença da ordem dos 10,25 euros por passageiro. No caso dos voos realizados fora do chamado espaço Schengen, para uma aeronave Airbus 320 com as características antes referidas, temos uma diferença de 11,78 euros por passageiro, exercendo aqui influencia, uma vez mais, a verba relativa aos passageiros dessa aeronave tomada como exemplo (no caso de um Aibus 319 os valores serão inferiores, assim como serão superiores no caso de um Aiubus 321).

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