terça-feira, junho 29, 2010

Jornalismo: SJ exorta Controlinveste a integrar no grupo jornalistas do "24 Horas" e "Global Notícias"

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) lamenta o encerramento dos jornais “24 Horas” e “Global Notícias” e exorta publicamente a Global Notícias e o grupo Controlinveste a desenvolverem todos os esforços para garantirem o emprego a todos os trabalhadores afectados. Em comunicado divulgado hoje, 28 de Junho, o SJ manifesta o seu pesar pelo desaparecimento dos dois títulos e reitera a sua posição de sempre: se não é absolutamente possível manter uma determinada publicação, a empresa deve fazer todos os esforços para integrar o maior número possível de jornalistas nas restantes do seu universo editorial. Neste caso, a empresa integrou apenas uma parte dos jornalistas, estimada em cerca de um terço. É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:
"Controlinveste encerra “24 Horas” e “Global Notícias” e faz novo despedimento colectivo
1. O Grupo Controlinveste comunicou hoje o encerramento dos jornais “24 Horas” e “Global Notícias” e o despedimento colectivo dos jornalistas e outros trabalhadores que não forem integrados noutras publicações, encetando assim uma nova operação de redução dos efectivos ao seu serviço.
2. O encerramento de um jornal significa sempre uma perda para os respectivos leitores, para o público que ainda poderia vir a conquistar e para os jornalistas e outros profissionais que nele trabalhavam, pelo que é de lamentar que o desfecho para o “24 Horas” tenha sido o da extinção do título e não a sua reformulação e o seu relançamento.
3. Quanto ao gratuito “Global Notícias”, apesar de tratar-se de um modelo com o qual o SJ sempre discordou, por basear-se na apropriação gratuita das criações dos jornalistas ao serviço das diversas publicações do grupo, lamenta-se o desfecho e o peso que possa significar na vida das pessoas ao seu serviço.
4. Em contacto com a Administração da Global Notícias - Publicações, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) reiterou o que tem afirmado nos últimos dias e que corresponde à sua posição coerente: se não é absolutamente possível manter uma determinada publicação, a empresa deve fazer todos os esforços para integrar o maior número possível de jornalistas nas restantes do seu universo editorial.
5. Infelizmente, a empresa integrou apenas uma parte dos jornalistas – estimada em cerca de um terço – mas o SJ exorta publicamente a Global Notícias e o grupo Controlinveste a desenvolverem todos os esforços para garantirem o emprego aos restantes.
6. O Sindicato manifesta a sua solidariedade para com os jornalistas que a empresa pretende despedir, reafirma a sua vontade e determinação em defender os direitos e os interesses dos seus representados e apela à unidade de todos os jornalistas e outros trabalhadores.
Lisboa, 28 de Junho de 2010
A Direcção

Sem comentários: