quarta-feira, março 31, 2010

"Madeira Livre": "Os Madeirenses nunca estiveram contra os Portugueses" (Jaime Ramos)

"Quando o Dr.º Alberto João enalteceu o Povo Madeirense, como um Povo Superior, muitos colocaram em dúvida esse reconhecimento, incluindo os Madeirenses.
Quando se diz que um Povo é Superior, não significa que o é em relação a outros Povos. Antes pelo contrário, pretende-se realçar a sua superioridade na unidade, na dignidade, no trabalho, no desempenho e no amor à Terra que os viu nascer.
Os valores acima referidos, que tão bem caracterizam o povo Madeirense, foram evidenciados aquando da catástrofe que assolou quase toda a Região em 20 de Fevereiro último.
Uma vez mais, os Madeirenses demonstraram uma capacidade de encontrar respostas que lhes permitam ultrapassar situações difíceis. Esta faculdade é uma característica própria de um Povo Superior.
A acção dos Madeirenses perante a situação catastrófica fez com que os críticos do epíteto atribuído aos Madeirenses, Povo Superior, reconhecessem de facto que os Madeirenses têm qualidades e virtudes que os tornam diferentes dos outros.
Graças à génese deste povo que hoje a vida económica e social da Região, pese embora a perda de vidas, vai-se recuperando a passos de gigante.
Estou certo que até ao fim do corrente ano já podemos ter uma Região quase recuperada, não no seu todo, mas no essencial, que lhe permita continuar a vida na maior normalidade, reconstruindo, para melhor qualidade de vida das pessoas afectadas.
Como é óbvio, não podemos esquecer que esta “catástrofe” fez gerar um sentimento uníssono de toda a População Portuguesa e da maioria dos Países da Europa e fora desta.
Seria injusto não reconhecermos toda a solidariedade demonstrada pela maioria dos Portugueses nas mais diferentes formas para com os Madeirenses e para com a Madeira.
É oportuno lembrar que os Madeirenses nunca estiveram contra os Portugueses.
Os Madeirenses estavam sim contra as políticas de Governantes dos mais diferentes quadrantes políticos, incluindo o PSD, que não reconhecem os princípios que regem a Autonomia conquistada.
Hoje, é tempo de agradecer a solidariedade de um país que fez amenizar uma realidade deveras triste, e fez ressurgir a esperança no Povo Superior".

Sem comentários: