quarta-feira, março 31, 2010

Investimento publicitário em Fevereiro

Em Fevereiro de 2010, os anunciantes portugueses colocaram 2,2 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor representou uma pequena descida mensal de 0.1% e homóloga de 6.8%. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Fevereiro de 2010 não está ainda concluído para todos os meios (ver nota da situação verificada em Fevereiro). A L'Oreal Portugal mantém-se na liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, com um share of voice de 4.3% face ao total do mercado publicitário e de 9.6% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. O Modelo Continente está em segundo, com valores muito próximos da L'Oreal, também com um share of voice de 4.3% face ao total do mercado publicitário e de 9.6% face ao total dos 20 mais. A Unilever está de novo em terceiro, responsável por 3.5% do investimento publicitário total e por 7.9% do colocado pelos 20 maiores anunciantes de Fevereiro.
No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 44.6% do valor publicitário registado em Fevereiro de 2010, em preços de tabela. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 10 empresas da área do grande consumo, 3 das telecomunicações, 3 da distribuição, 2 bancos e uma empresa do sector automóvel. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 91.0% dos seus budgets. Ao outdoor atribuíram 3.8%, para a imprensa dirigiram 3.4%, à rádio 1.6% e ao cinema 0.2%. De Janeiro a Fevereiro de 2010, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 76.6%. A imprensa captou 13.8% dos montantes totais, cabendo 9.6% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor
(fonte: Marktest.com, Março de 2010)

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