quinta-feira, agosto 27, 2009

PSD: Manuela suspende TGV e quer novos Estatutos do professor e do aluno

Segundo o Correio da Manhã, "na apresentação do programa eleitoral do PSD, a líder do partido, Manuela Ferreira Leite, referiu que o projecto do TGV será imediatamente suspenso no caso de uma vitória social-democrata nas próximas eleições legislativas. No programa designado 'Compromisso de Verdade', os sociais-democratas darão prioridade a cinco áreas que consideram fundamentais para a 'retoma da confiança dos portugueses': economia, questões sociais, justiça, educação e segurança. 'Cabe aos portugueses julgar o mérito das opções feitas', referiu a líder. Ferreira Leite começou o seu discurso a afirmar que o País necessita de 'confiança', mas também de uma 'ambição realista' e que o regresso da esperança dos portugueses, abalada pelas políticas socialistas do actual Governo, é igualmente uma prioridade do seu partido. Quanto à elaboração do programa eleitoral, a líder social-democrata referiu que o mesmo não foi 'feito por sábios especialistas em marketing político', mas sim por milhares de portugueses que, através de fóruns de discussão, contribuíram para que o partido construísse as suas prioridades, tendo em conta a realidade e as necessidades do País.
RETOMA ECONÓMICA
Retomar o crescimento económico foi uma das prioridades apresentadas no programa eleitoral do PSD, que defende que o modelo económico do País não tem que ser baseado no actual modelo de consumo público e privado, mas sim nas exportações e no investimento privado, nacional e estrangeiro. Ferreira Leite referiu ainda que o seu partido dará um apoio preferencial às Pequenas e Médias Empresas (PME) e que, para aumentar a competitividade empresarial, pretende 'eliminar os constrangimentos que se impõem às empresas', assim como efectuar uma revisão radical na política de investimentos públicos. Para um maior apoio às empresas e a novas contratações, o PSD tem como objectivo a descida de dois por cento da taxa social única e a mudança do regime de pagamento do IVA, com o fim do pagamento especial por conta.
REVER ESTATUTO DO ALUNO E DA CARREIRA DOCENTE
Um dos objectivos principais do programa eleitoral apresentado pelos sociais-democratas é a suspensão do actual modelo de avaliação dos professores, assim como a revisão do estatuto da carreira docente e do aluno.
AEROPORTO EQUACIONADO POR FASES
A presidente do PSD não põe de parte a construção de um novo aeroporto, mas referiu que o projecto tem que ser equacionado por fases e consoante as necessidades do País.
"MAIS APOIO À CULTURA"
Os sociais-democratas prometem ainda mais apoio para a cultura e para os gestores culturais, aumentando a percentagem do orçamento de Estado dedicado a essa área. "Reforçaremos os meios financeiros directa e indirectamente postos à disposição das políticas culturais, superando um notório erro da política cultural que foi seguida pelo actual Governo", refere o programa 'Compromisso de Verdade'".

Sem comentários: