sexta-feira, março 27, 2009

O exemplo da Inglaterra: Blogues e Twitter dados em escolas...

Nem mais. Segundo a jornalista do Publico, Maria João Guimarães, "os alunos das escolas primárias britânicas deverão dominar ferramentas baseadas na Web como blogues, podcasts, Twitter e Wikipedia, segundo planos de alterações ao programa escolar ontem divulgados pelo jornal britânico The Guardian.Em contrapartida, os alunos deixarão de ter como obrigatório o estudo de certos períodos históricos, como a época vitoriana ou a II Guerra Mundial (extensamente coberta no programa do secundário). O fim da rigidez dos programas deverá ser outra novidade, com os alunos a terem mais a dizer sobre a matéria.O Guardian diz que as alterações serão as maiores da última década na educação primária do Reino Unido. Serão eliminadas centenas de especificações das áreas de ciências, geografia e história. Por outro lado, os alunos devem terminar a primária sabendo utilizar a Wikipedia, uma enciclopédia escrita pelos internautas, sendo capazes de publicar um blogue, e ainda de comunicar através do Twitter (serviço com base na Web assente em mensagens de 140 caracteres). Terão de saber usar estas ferramentas como meios de recolha de informação e de comunicação.A fonética, cronologia histórica e aritmética mental continuam a ter um peso forte nos programas. Mas os alunos vão aprender a escrever ao mesmo tempo que aprendem a usar o corrector ortográfico do computador, e a escrever à mão ao mesmo tempo que aprendem a usar um teclado. A mudança - por enquanto ainda apenas em planos a que o jornal britânico teve acesso - irá incluir também a sensibilização para temas ambientais e de relacionamento social (como evitar a pressão dos outros miúdos, como gerir relações com família e amigos).Em relação à história, a ideia é que os alunos continuem a ser capazes de ter uma noção geral que lhes permita ordenar cronologicamente uma série de acontecimentos, e perceber as ligações entre alguns deles. Estudarão com mais profundidade dois períodos-chave da história britânica, mas estes serão escolhidos pela escola.O responsável do Sindicato dos Professores John Bangs comentou ao Guardian que o programa "parecia saltar das últimas tendências, como a Wikipedia e o Twitter, para as muito tradicionais descrições do ensino cronológico da história. Parece que há tendências de um lado, pressão política de outro." Mas "livros tradicionais e textos escritos estão desvalorizados em relação ao conhecimento com base na Internet". Nos currículos das escolas primárias britânicas vão estar temas ambientais e a gestão de relações sociais". Os ingleses inventam, mas isso não significam que estejam sempre à frente dos outros em questões importantes como estas. Claro que Maria de Lurdes Rodrigues vai achar tudo isto uma patetice. Porque só ela é que é uma iluminada vidente, em matéria educativa. Veja aqui a notícia na RTP.

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