sábado, outubro 25, 2008

TAP: cronologia rápida das taxas de combustível

Novembro de 2006
Após publicação no Jornal Oficial da União Europeia, as companhias de aviação foram autorizadas pelo Governo a cobrar uma taxa de combustível entre Portugal Continental e as Regiões Autónomas e entre as Regiões Autónomas, que até agora estavam isentas, aguardando esclarecimentos sobre a interpretação das normas comunitárias. Esta decisão tem por objectivo “mitigar a variação anómala do preço do combustível”, sendo revista trimestralmente, de acordo com os critérios agora divulgados. Neste contexto, a TAP passa a aplicar, a partir do próximo dia 28 de Novembro, uma taxa de 5 euros por percurso entre o Funchal e Porto Santo e uma taxa de 10 euros por percurso entre o Continente e as Regiões e entre as Regiões Autónomas. Recorda-se que o valor actualmente aplicado pela TAP para os voos de médio curso à saída de Portugal é de 15 euros por percurso.
Novembro 2007
A companhia aérea portuguesa TAP aumenta, esta terça-feira, a taxa de combustível em três euros nos voos de médio curso e em 12 euros no voos de longo curso, para fazer face à subida do preço do petróleo. Nos voos de longo curso - Brasil, Estados Unidos, Venezuela e África - a taxa de combustível sobe de 73 para 85 euros, enquanto que nos voos de médio curso - dentro de Portugal Continental, entre Lisboa, Porto e Faro, e dentro da Europa - a taxa aumenta de 25 para 28 euros. Entre o Funchal e o Porto Santo os valores mantêm-se em cinco euros por percurso. Já na ligação entre o Continente e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, a transportadora vai cobrar 12 euros. A taxa de combustível foi criada em Agosto de 2004 e o último aumento aconteceu a 23 de Julho
Janeiro de 2008
A Tap tem agora novas taxas de combustível nos seus vôos que fazem a ligação entre a parte continental de Portugal e os Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Assim, o preço do suplemento passa de 12 para 18 euros.Esta taxa, ao abrigo do convênio do serviço público, é revista de três em três meses. Assim, estes valores vão estar em vigor nos próximos 90 dias, sendo depois revistos novamente.
Abril de 2008
Os voos da TAP entre o Continente e as Regiões Autónomas aumentam hoje de preço, face ao agravamento, em três euros, da taxa de combustível, segundo uma fonte da transportadora. Relativamente à SATA Internacional, que voa entre os Açores, Madeira e o Continente em regime de `code-share` com a TAP, ainda não é conhecida a decisão da empresa sobre esta matéria. No entanto, fonte da transportadora aérea açoriana adiantou à Lusa que "habitualmente a SATA acompanha as subidas da taxa de combustível". A taxa de combustível passa de 18 para 21 euros por percurso, um aumento que ocorre automaticamente de três em três meses como estabelece o contrato de serviço público para o transporte aéreo dos dois arquipélagos. "Este aumento da taxa de combustível tem por base uma fórmula assente no custo médio do preço do barril de petróleo e na variação do câmbio dólares/euros", afirmou uma fonte do Gabinete de Relações Públicas da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP). O último aumento da taxa de combustível feito pela TAP ocorreu em Janeiro 2007. Criada em Agosto de 2004, a taxa de combustível pode ser actualizada trimestralmente, mediante apresentação de uma proposta das companhias aéreas ao Instituto Nacional de Aviação Civil.
Maio de 2008
A companhia aérea TAP anunciou o aumento da taxa de combustível aplicável nos voos de médio e longo curso, passando estas a ser fixadas em 32 e 110 euros por percurso, respectivamente. As novas taxas entram em vigor já a partir do próximo dia 21 de Maio. A taxa de combustível dos voos entre Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores não sofrem, por enquanto, alterações, uma vez que por lei as actualizações são trimestrais. Recorde-se que outras transportadoras europeias têm anunciado alterações semelhantes nos últimos dias, como é o caso, nomeadamente
Julho 2008
Os passageiros dos voos da TAP vão pagar mais 18 euros pelas viagens de ida e volta entre os Açores e o continente, e entre as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e também nos voos da SATA.As companhias aéreas decidiram aumentar a taxa de combustível de 21 euros para 30 euros (de 42 para 60 euros se for bilhete de ida e volta) - um acréscimo de 43 por cento. Como esclareceu o gabinete de imprensa da SATA, trata-se de um aumento decorrente da actualização trimestral, a que são obrigadas as companhias aéreas nas ligações aéreas abrangidas pelo regime de serviço público. Sendo que a proposta de aumento é sujeita à aprovação do INAC - Instituto Nacional de Aviação Civil, salvaguardou a mesma fonte.
Setembro de 2008
A TAP baixou de 35 para 25 euros a sobretaxa de combustível nos 300 mil bilhetes de voos na Europa que começou a vender hoje a 64 euros, disseram ao PressTUR agentes de viagens depois de efectuarem as primeiras reservas. A TAP iniciou hoje a venda de 300 mil lugares em voos directos para destinos europeus, entre 1 de Outubro e 31 de Maio de 2009, ao preços de 64 euros à partida de Lisboa e Porto e 71 para as saídas do Funchal, com este acréscimo a ser justificado por a taxa de aeroporto na Madeira ser mais elevada.
Outubro de 2008
A TAP vai descer a taxa de combustível que aplica aos passageiros, para ajudar a colmatar a subida da factura com os combustíveis desde que se iniciou a escalada do preço do petróleo. Fonte oficial da transportadora disse à «Agência Financeira» que, a taxa que é cobrada nos voos de médio curso descerá de 35 para 32 euros. Já a sobretaxa cobrada nos voos intercontinentais passará dos 125 para os 120 euros, por percurso. Recorde-se que, à semelhança das restantes companhias aéreas, a TAP começou a aplicar esta sobretaxa para transferir para os passageiros parte do agravamento que que a companhia registou na factura do combustível, quando se deu o início da escalada do preço do petróleo.