segunda-feira, julho 28, 2008

Low cost e a Madeira: Estudo da ACIF (I)

A ACIF promoveu hoje a divulgação de um importante estudo – reconheço que era um documento que fazia falta, dado que antes apenas existiam estudos preliminares, sem grande consistência porque elaborados com base em antevisões de factos (operações low-cost) entretanto anunciados ou já em curso, e muito menos num contexto caracterizado pela não sem a liberalização do espaço aéreo regional – realizado por uma empresa de consultoria especializada e intitulado “O (des) encontro entre a oferta e a procura turística na RAM” e, neste contexto, o enquadramento, desafios e papel reservado às low-cost.
Vejamos o que referem os seus autores no sumário executivo:

A importância estratégica do turismo e transportes aéreos para o desenvolvimento económico da RAM

O turismo constitui uma importante alavanca de desenvolvimento económico e social, quer a nível internacional, nacional e regional. Neste contexto, o sector dos transportes aéreos releva-se com particular importância estratégica no desenvolvimento turístico e também económico da RAM, designadamente através dos seguintes factores:
· Contribuição para o crescimento de trocas comerciais entre países e regiões, não só ao nível do suprimento de necessidades específicas de bens e serviços mas também e essencialmente na transferência de competências, tecnologias e inovação;
· Globalização cultural e partilha de experiências dando origem à criação de sinergias importantes;
· Contribuição para potenciar a capacidade da região atrair turistas e investimento estrangeiro;
· Criação de condições para o desenvolvimento de um cluster de turismo, com impactes significativos sobre a economia.
O dinamismo no sector dos transportes aéreos e especialmente o aparecimento de novas companhias low cost vieram criar alterações significativas à dinâmica do sector do turismo. Toda esta dinâmica levou a reajustamentos importantes na cadeia de valor, colocando novos desafios aos países ou regiões, no sentido de aumentar os seus níveis de competitividade e criação de condições atractivas para os agentes económicos em geral.

O (des) encontro entre a oferta e a procura turística na RAM

Desde 1999, regista-se uma diferença relevante em diversos drivers que influenciam directa e indirectamente o turismo na RAM, designadamente:
· O crescimento significativo da oferta de camas disponibilizada na RAM;
· O desenvolvimento das infra-estruturas de suporte, com especial destaque para a expansão do aeroporto e melhores acessibilidades, designadamente estradas;
· A dificuldade de adaptação à procura.
Foi disponibilizado um número relevante de novas camas em diversas categorias e tipologias de estabelecimentos hoteleiros, que transformou a oferta disponível, entre 1999 e 2007. Apesar da oferta distintiva e de qualidade oferecida por estes estabelecimentos, a procura não acompanhou esse crescimento da mesma forma, resultando em menores
taxas de ocupação e RevPar.

O turismo constitui uma importante alavanca de desenvolvimento económico e social, quer a nível internacional, nacional e regional. Neste contexto, o sector dos transportes aéreos releva-se com particular importância estratégica no desenvolvimento turístico e também económico da RAM, designadamente através dos seguintes factores:
· Contribuição para o crescimento de trocas comerciais entre países e regiões, não só ao nível do suprimento de necessidades específicas de bens e serviços mas também e essencialmente na transferência de competências, tecnologias e inovação;
· Globalização cultural e partilha de experiências dando origem à criação de sinergias importantes;
· Contribuição para potenciar a capacidade da região atrair turistas e investimento estrangeiro;
· Criação de condições para o desenvolvimento de um cluster de turismo, com impactes significativos sobre a economia.

O dinamismo no sector dos transportes aéreos e especialmente o aparecimento de novas companhias low cost vieram criar alterações significativas à dinâmica do sector do turismo. Toda esta dinâmica levou a reajustamentos importantes na cadeia de valor, colocando novos desafios aos países ou regiões, no sentido de aumentar os seus níveis de competitividade e criação de condições atractivas para os agentes económicos em geral. (fonte: ACIF) (continua)

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