quinta-feira, janeiro 31, 2008

Quadros médios e superiores com mais afinidade com imprensa

A análise dos dados do Bareme Imprensa relativos à cobertura máxima de imprensa mostra que a classe social e a idade são as variáveis mais discriminantes, pois são as que revelam maiores diferenças de comportamento entre os indivíduos (medidas pelo desvio-padrão). Mas este resultado é diferente se analisamos separadamente os jornais e as revistas. No caso dos jornais, a variável que revela maior heterogeneidade de comportamentos é a classe social, enquanto nas revistas é na análise por idade que se encontram mais diferenças de consumo. A análise do gráfico permite ainda observar que a região é a variável menos determinante no consumo de imprensa, que o género é a segunda variável menos heterogénea, embora seja mais relevante nos jornais do que nas revistas e que a ocupação é também uma variável onde se observam comportamentos diferenciados no consumo de imprensa, especialmente no caso das revistas.

Os quadros médios e superiores são o target que observa maior afinidade com a imprensa, 98.4% destes indivíduos leram ou folhearam um título de imprensa analisado neste estudo durante o período de Setembro a Dezembro de 2007. Os homens, os jovens entre os 18 e os 24 anos, os indivíduos das classes sociais alta e média alta, os empregados dos serviços, comércio e administrativos e os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto apresentam também valores acima da média. Os reformados e pensionistas, as domésticas, os indivíduos com mais de 64 anos e os pertencentes à classe social baixa, pelo contrário, evidenciam hábitos de leitura de imprensa abaixo da média do universo.

No caso dos jornais e das revistas, não há diferenças substantivas, como se observa nos gráficos em baixo, embora seja de referir que, no caso das revistas, são mais relevantes as audiências dos jovens dos 18 aos 14 anos e dos estudantes, que se mostram dos grupos sociais com maior afinidade com estes suportes. (fonte:Marktest, Janeiro de 2008)

Sem comentários: