quarta-feira, novembro 28, 2007

Preços dos estudos de mercado em Portugal

Segundo os resultados do estudo de preços recentemente divulgados pela European Society for Marketing and Opinion Research (Esomar), a Irlanda é o país mais caro para a realização de estudos de mercado. Neste país, o preço para a realização de um estudo é mais de duas vezes superior à média dos 63 países analisados pela Esomar. A Irlanda apresenta um índice de preços de 224, para uma média global de 100 (nota: os valores apresentados pela Esomar foram calculados relativamente à mediana e não à média, para eliminar as discrepâncias entre os valores muito caros e os muito baratos; por simplificação, falaremos de média quando nos referirmos a esta medida). Estados Unidos, França e Reino Unido ocupam os lugares seguintes do índice global da Esomar, criado a partir dos valores medianos dos estudos mais populares. Em todos estes países, os valores dos estudos de mercado são mais do dobro da média global. O Paquistão é o país mais barato para a realização de estudos de mercado, com preços 65% abaixo da média. É seguido pela Macedónia e Bulgária, onde os estudos apresentam valores 59% e 54% mais baratos que a média.

Em Portugal, os estudos de uso e atitudes (realizados com base em entrevistas pessoais no domicílio do entrevistado), os estudos de segmentação, focus group e apresentações pessoais são os tipos de estudos que registam valores acima da média. Pelo contrário, os estudos mais baratos em Portugal são os business-to-business realizados em CATI, testes publicitários em CAPI e estudos de uso e atitutes em CATI, que apresentam valores abaixo da média. O nosso país apresenta ainda preços muito abaixo de Espanha relativamente a todas as metodologias em análise. Nalguns casos, os nossos preços não chegam sequer a metade dos apresentados pelos nossos vizinhos.Este é o sétimo estudo do género que a Esomar elabora. A Esomar convidou 2530 empresas de research para participar, tendo recebido 592 respostas. Foi solicitado a cada participante um orçamento para a realização de diferentes tipos de estudos. Foram recebidas, através de preenchimento de um questionário online, respostas de 95 países, mas em apenas 63 deles se receberam 3 ou mais respostas, pelo que são estes os que constituem o objecto da análise agora divulgada.

A Esomar tem como missão a promoção do uso dos Estudos de Mercado e de Opinião para melhorar a tomada de decisão nas empresas e instituições no mundo inteiro. Fundada em 1948, a Esomar reúne 4000 membros em 100 países, tanto clientes como fornecedores de estudos de mercado. Também podem ser encontrados membros da Esomar em agências de media e publicidade, universidades e escolas de gestão, bem como em departamentos e instituições públicas (fonte: Marktest, Novembro de 2007)

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