quarta-feira, novembro 28, 2007

Europa: novas regras para a publicidade televisiva

"Os europeus passam em média 2 horas em frente à televisão. Assistem a filmes, programas e publicidade nos intervalos e são os destinatários de uma técnica publicitária cada vez mais utilizada e controversa: a colocação de produtos, que consiste na exposição de marcas comerciais durante um programa ou filme. A UE decidiu adoptar novas regras publicitárias e rever os intervalos publicitários na televisão. Esta semana, o PE irá votar a proposta de revisão da Directiva Televisão sem Fronteiras.As regras que regulam actualmente o mercado televisivo remontam a 1997, data da revisão da Directiva Televisão sem Fronteiras. No entanto, a era digital e o desenvolvimento tecnológico deram origem a novos meios de comunicação social, cuja actividade é necessário regulamentar. Directiva sobre os serviços de comunicação audiovisuaisO novo texto, agora designado "directiva sobre os serviços de comunicação audiovisuais", introduz alterações sobre o âmbito de aplicação da directiva e novas regras no domínio da publicidade, da colocação de produtos e do direito a resumos de transmissões. O texto poderá ser publicado até ao final do ano no Jornal Oficial e os Estados-Membros deverão aplicar as disposições nele constantes no prazo máximo de dois anos após a sua entrada em vigor". Leia no site do Parlamento Europeu.

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