terça-feira, outubro 30, 2007

Turismo rural: os dez melhores destinos na Europa (II)

Áustria: Dirndl é a imagem de marca do Pielachtal
Situado no sopé dos Alpes, o Pielachtal faz parte da província da Baixa Áustria. A cultura, a natureza, o estilo de vida, o artesanato e as especialidades gastronómicas deste vale conjugam-se numa rede de ofertas inovadoras. A Dirndl, ou cornisolo, é uma variedade de cereja que se cultiva no vale e constitui a sua «imagem de marca».
Bélgica: Durbuy, a cidade mais pequena do mundo
A comunidade de Durbuy situa-se na Valónia, em pleno coração das Ardenas, e é composta por 40 pequenas aldeias. A eficácia da sua justiça e a sua estrutura comercial valeram a Durbuy a elevação a «cidade» já na Idade Média. Assim, a cidade antiga de Durbuy tornou-se «a cidade mais pequena do mundo».
Croácia: Sveti Martin na Muri, património natural preservado
O concelho de
Sveti Martin na Muri localiza-se no norte da Croácia, perto da fronteira com a Eslovénia e a Hungria, onde o Rio Mura entra no território nacional. Duplamente classificada como destino rural e termal, Sveti Martin na Muri possui uma fonte de águas medicinais e é a maior e uma das mais bonitas estâncias termais da Croácia.
Chipre: Troodos, uma fuga agradável ao cosmopolitismo das estâncias costeiras
Troodos tem cinco regiões distintas, agrupadas em torno do Monte Olimpo. A região oferece uma ampla variedade de actividades e pontos de interesse: entre eles destacam-se os trilhos pedestres ou para bicicletas no espaço natural das florestas, os festivais que se realizam nas aldeias locais, a gastronomia tradicional da região e a descoberta dos tesouros culturais dos locais que fazem parte do «Património da Humanidade» da UNESCO.
Grécia: Florina concilia turismo com ambiente rural
A região de Florina localiza-se no norte da Grécia, na Macedónia Ocidental. A paisagem geográfica caracteriza-se por zonas montanhosas e semi-montanhosas e por planícies. As montanhas de Varnoutas, Vernon e Voras têm um centro de esqui e trilhos de caminhada de montanha que integram uma rede europeia. No sopé das montanhas, espraiam-se vales férteis e os seis lagos de Prespes.
Hungria: Örség, uma paisagem especial em harmonia com a natureza
A região de Õrség situa-se no extremo ocidental da Hungria. A sua paisagem singular caracteriza-se pela diversidade da beleza natural: montanhas e vales, grandes florestas de caducifólias e coníferas, prados verdejantes, charnecas, nascentes e riachos. Mas os turistas não são apenas cativados pela beleza da paisagem - a região oferece ainda tradições populares seculares, artesanato, produtos da agricultura local e um estilo de vida, que constituem outros elementos de atracção.
Irlanda: Distrito de Clonakilty, beleza natural harmoniosa
Situado na costa sudoeste da Irlanda, o
distrito de Clonakilty caracteriza-se por inúmeros locais de beleza natural harmoniosa, facilmente acessíveis. Para além da oferta abundante de actividades, em terra ou no mar, dos espectáculos musicais e dos produtos frescos locais, há ainda toda uma série de monumentos, galerias de arte, pubs, trilhos pedestres e locais de pesca.
Itália: Specchia, onde a tradição se cruza com a inovação
Situada no sul da Itália (província de Lecce, região da Apúlia),
Specchia é um local de grande valor natural e cultural e um importante centro da economia rural da região. Specchia é um exemplo marcante do cruzamento entre a tradição e a inovação. Por exemplo, o castelo de Protonobilissimo, que remonta ao século XV, coexiste com um centro de serviços digitais avançados, acessível ao público.
Letónia: Kuldiga, a Veneza da Letónia
A localização na região de Kurzeme, em pleno vale do rio Venta, e a sua zona histórica valeram à cidade de Kuldiga o epíteto de «Veneza da Letónia». Os seus recursos turísticos assentam no património histórico e cultural e no rio Venta, que é um dos maiores e mais pitorescos da Letónia. A cascata «Ventas Rumba» é a mais larga da Europa (240 m).
Malta: Nadur, um cenário natural raro e singular
Nadur situa-se na colina mais oriental da ilha de Gozo, uma pequena ilha do arquipélago maltês, a norte de Malta. Os campos agrícolas de Nadur produzem a fruta (maçãs, pêssegos, pêras, ameixas, laranjas, limões e melões) que abastece os mercados de Malta e Gozo. Nadur oferece ainda aos turistas um vasto património cultural e diversas paisagens de inigualável e invulgar beleza.

Sem comentários: