quinta-feira, setembro 27, 2007

Europa: O lapso?

" O Quarto Forum Europeou da Coesão", começou hoje em Bruxelas, no edificio Charlemagne, e termina amanhã. O programa destaca quatro temas essenciais:
- "Unas regiones en crecimiento, una Europa en crecimiento" (de Portugal figura como orador, Francisco NUNES CORREIA, Ministro de Meio Ambiente, Política Territorial e Desenvolvimento Regional);
- "Nuevos retos para la UE y sus regiones" (de Portugal figura como orador, José Carlos ZORRINHO, Coordenador Nacional de la Estrategia de Lisboa);
- "Respondiendo a los retos: las regiones como actores de crecimiento y de competitividad" (de Portugal não figura ninguém como orador)
- Sessão de encerramento "El valor añadido de la política de cohesión de la UE" (de Portugal figura como orador, José SÓCRATES, Primeiro Ministro de Portugal, Presidencia da UE)
Eu julgo que estamos perante mais um lapso. Um encontro importante sem dúvida, no qual as regiões europeias, todas sem excepções, foram postas à margem, deste encontro, não só as duas regiões autónomas portuguesas, no caso de Portugal, mas toda sãs regiões existentes no Continente. É mais um exemplo da Europa construída (e imposta) de cima para baixo, de uma Europa que será sempre um projecto falhado, uma Europa que nunca conseguirá ser consistente e mobilizadora. Por causa deste centralismo e da “ditadura” da nomenclatura iluminada que se agarra qual lapa ao poder comunitário impondo a partir daí as suas leis, regras e vontades.

Sem comentários: