sexta-feira, maio 25, 2007

Ex-Bispo do Funchal

Eu não me quero imiscuir-me em questões relacionadas com o mandato de D.Teodoro de Faria, porque acho que cabe à Igreja, ela própria, e ao novo Bispo do Funchal, D. António, resolver ou esclarecer o que houver para resolver ou clarificar. Há dias, a propósito de declarações - que eu não critiquei, mas antes limitei-me a comentar - no programa "dossier de imprensa", disse que me parecia errado que, depois de ter sido substituído, D. Teodoro fosse criticado ainda por cima com base em factos fúteis. Ora o que o DN do Funchal denuncia hoje é grave: "D. Teodoro Faria já deixou a chefia da Diocese do Funchal mas há uma facção do clero que continua descontente. Tudo porque o agora Bispo Emérito escolheu para sua nova residência uma antiga moradia, devidamente restaurada para o efeito, que uma benemérita doou em vida ao Seminário do Funchal para o clero idoso". De facto eu sei que entre o clero mais idoso existem situações dramáticas de privações, perfeitamente absurdas e intoleráveis, sei que há Igrejas de congregações, em pleno Funchal, que se debatem com dificuldades, e seu que há padres já com idade avançada e em vésperas de se reformarem que estão frustrados com tudo isto. Ainda há dias foi penoso para mim - porque durante anos ele foi o pároco da minha freguesia - ouvir o padre Sá (Sagrado Coração de Jesus, Boa Nova) queixar-se na RTP dessa situação e criticar directamente D.Teodoro de Faria. Pelos vistos ele tinha razão, ou melhor, sabia o que estava a passar. Acho que isto em nada abona a favor nem de D.Teodoro nem da Diocese do Funchal, enquanto tal e que estas situações devem ser rapidamente ultrapassadas.

Sem comentários: