quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Ricardo Vieira

Ricardo Vieira, de quem sou amigo há muitos anos, desde os tempos do Liceu – e não são divergências políticas ou opções partidárias diferentes que nos separam, como é evidente – telefonou-me a comentar um comentário meu, negando que a sua posição sobre as eleições legislativas regionais (intercalares ou não) tivesse alguma coisa a ver com o seu futuro político. Eu de facto concordo, até porque Vieira, se quisesse, tinha futuro político e tinha protagonismo partidário garantido, o que para mim é mais do que adquirido. Mas acabamos por ficar exactamente no ponto em que estávamos quanto ao essencial da questão. Aliás recomendei a Ricardo Vieira a leitura do tal artigo 19º da lei eleitoral para a Assembleia da República, tendo ele reconhecido que o mesmo, de facto, faz alusão a datas para a realização dos actos eleitorais. Apesar de tudo, Ricardo Vieira insiste no seu argumento, que eu discordo. Mas tudo continua como antes, quanto à nossa consideração e respeito mútuos. O que eu pretendi dizer, e mantenho, foi que o CDS/PP tinha o seu calendário político próprio, que eventualmente poderia ser forçado a negociar uma coligação alargada com o PS, com vistas às regionais de 2008. Mas isso nada tinha (ou tem) a ver com o futuro político de Ricardo Vieira, há muito dedicado à advocacia, apesar da sua passagem, muito curta, pela última campanha do referendo do aborto e pela defesa do “Não”, provavelmente por razões que se prendem com a sua formação católica desde os tempos de estudante liceal.

Sem comentários: