terça-feira, janeiro 16, 2007

Sucessos...

O número de desempregados inscritos no Instituto Regional de Emprego ascendeu, no final de Dezembro último, a 8.464, ou seja uma diminuição relativamente ao mês anterior (Novembro), com 8.497 candidatos a emprego. Em comunicado, a Secretaria Regional dos Recursos Humanos refere que, «depois da descida que se verificou, mensalmente, entre Janeiro e Agosto, e da subida verificada nos meses de Setembro e Outubro, nos meses de Novembro e Dezembro voltaram a verificar-se decréscimos no número de inscritos no IRE».
No entanto, conforme reconhece o comunicado, em relação a Dezembro de 2006, houve um aumento de 17,1%. Os dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, revelam que o desemprego registado apresentou algum decréscimo em quase todas as regiões do País, excepto o Algarve e os Açores, onde houve aumento. De acordo com o IEFP, no final do mês de Dezembro encontravam-se inscritos nos Centros de Emprego do Continente e Regiões Autónomas 452.651 desempregados, menos 26.722 indivíduos que no período homólogo. O valor médio mensal do desemprego registado, no ano de 2006, situou-se em 459.198 pessoas, contra as 477.198 registadas em 2005, ou seja, uma quebra mensal média de 17.708 inscrições.
O que me oferece dizer sobre esta temática é que se trata de matéria que deve ser acompanhada bem de perto e que não vale a pena esconder o sol com a peneira sob pena de, quando a situação de extremar de forma irremediável, haver quem seja responsabilizado, não só por manipulação de indicadores estatísticos.

Sem comentários: